Terapia Ocupacional da UCB promove escuta e acolhimento sobre o cuidado no contexto do autismo

Na caminhada de conscientização sobre o autismo, que acontece neste domingo (12/04), na orla da praia do Leblon (posto 12), o curso de Terapia Ocupacional da UCB levará ao público uma proposta voltada à escuta, acolhimento e visibilidade de uma dimensão muitas vezes pouco discutida: o cotidiano de quem cuida.

Com o tema “Quem cuida de quem cuida? Visibilidade ao cotidiano das maternidades atípicas”, a ação será conduzida pela professora Anna Clara Miranda, com a participação de alunos do curso, por meio de uma dinâmica interativa aberta ao público.

A atividade será realizada a partir de um painel colaborativo, no qual participantes poderão registrar suas experiências, sentimentos e percepções utilizando post-its e adesivos. A proposta é construir, de forma coletiva, um espaço de expressão que dê visibilidade às vivências de mães, familiares e cuidadores de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A iniciativa busca reconhecer os desafios enfrentados no dia a dia, como sobrecarga emocional, demandas contínuas de cuidado e a necessidade de redes de apoio, ao mesmo tempo em que valoriza as estratégias construídas por essas famílias para lidar com a rotina.

Ao promover esse espaço de escuta, o curso de Terapia Ocupacional reforça a importância de olhar não apenas para a pessoa com TEA, mas também para aqueles que fazem parte de sua rede de cuidado, ampliando a compreensão sobre inclusão e saúde de forma integral.

De acordo com a coordenação do curso, a proposta está alinhada ao papel da Terapia Ocupacional na promoção de autonomia, qualidade de vida e participação social, considerando os diferentes contextos e relações que atravessam o cotidiano das pessoas.

A caminhada do Grupo Mundo Azul integra as ações do Abril Azul e reúne famílias, profissionais e apoiadores da causa, promovendo conscientização, respeito e inclusão. A presença do curso de Terapia Ocupacional da UCB, sob coordenação da professora Priscila Blasquez da Costa Leite, reforça o compromisso institucional com práticas sensíveis, inclusivas e voltadas à realidade da comunidade.

Leia também

UCB e Mariska Ribeiro Firmam Importante Parceria

O acordo foi assinado para beneficiar estudantes da instituição que, com o passar dos períodos letivos, irão cursar os, tão esperados estágios supervisionados obrigatórios Aprender é muito mais do que ler conteúdos programáticos ou estar em salas de aula.É interagir

Leia mais »

Curso de Enfermagem da UCB Realiza Semana Acadêmica

Cerimônias tradicionais, palestras, oficinas e atividades interdisciplinares marcaram a programação do evento realizado no Campus Realengo “Intensa e cheia de oportunidades de troca de conhecimento”. Assim, uma das alunas resumiu a XXIII Semana Acadêmica de Enfermagem da UCB. O evento

Leia mais »