Revista Novo Enfoque

A pesquisa em seu local de destaque.

Sobre a revista

A revista Novo Enfoque tem como missão divulgar a produção científica em Ciência da Saúde e áreas correlatas, com o objetivo de contribuir com a discussão e o desenvolvimento do conhecimento na área. A revista aceita submissão de textos produzidos por profissionais e pesquisadores de todas as áreas envolvidas com as temáticas da Ciência da Saúde. Adota a filosofia de “acesso aberto”, permitindo o acesso gratuito e irrestrito ao seu conteúdo. Não há taxa de publicação na revista Novo Enfoque

Periodicidade e submissão

Publicação de fluxo contínuo, gratuita e de periodicidade semestral. No processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados no documento a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Edição 2024.2

Novo Enfoque, Rio de Janeiro: RJ, 2024 (Volume 22): jul/dez. ISSN: 1808-3501           

Prefácio - Profª Drª. Nair Mulls

Profª Drª. Nair Mulls
⃰Pós-doutora em Sociologia, professora aposentada da UFMG/FAFICH; foi Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO/RJ

Não se constrói um país sem um investimento contínuo e sustentável na educação, na ciência, na tecnologia e na cultura. Nesse sentido, as universidades, sejam elas públicas ou privadas, se constituem como um patrimônio nacional, imprescindíveis para a construção de um país desenvolvido, mais justo e equânime, que ofereça melhores condições de vida para a sua população e um diálogo estreito e produtivo com o mundo econômico, empresarial e privado. Um diálogo entre essas diferentes instâncias é fundamental. As universidades devem atender às demandas específicas da sociedade, do mercado e do Estado, pois cabe a elas alavancar um conhecimento inovador, que leve ao crescimento e ao desenvolvimento econômico e social para toda a sua população, uma nova economia, justa e soberana, possibilitando a profissionalização e a empregabilidade dos entes sociais, assim como o progresso econômico e social.

Nesse contexto, é fundamental lembrar que o ensino não pode ser considerado como mercadoria. Ou seja, uma instituição de ensino não pode ser pensada como um espaço de negócio a possibilitar o lucro. Pois a universidade, marcada pela indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, é, antes de tudo, um espaço de vanguarda: lugar da produção do conhecimento científico, imprescindível ao crescimento e desenvolvimento econômico do país; onde se formam sujeitos históricos capazes de entender e construir a história do país, numa linha de desenvolvimento, avanço, justiça social e soberania. Onde se pensa a sociedade e onde se forma o ser humano, através do florescimento do conhecimento crítico e da formação humana e ética dos estudantes e professores; onde esses seres se constroem como cidadãos e como sujeitos, entes humanos e profissionais competentes e comprometidos com o bem-estar da sociedade como um todo.

Nesse contexto, a importância da criação de uma cultura de pesquisa e de consolidação da pesquisa nas universidades, mesmo nas particulares, é fundamental. Essencial mesmo. Ainda ao nível da graduação. Esse objetivo exige, necessariamente, vários ajustes: na estrutura da graduação, na introdução de disciplinas que possam tratar das questões da Filosofia da Ciência, da Epistemologia, da Sociologia, da Política e da História, e dar mais espaço para seminários, palestras, criação de diferentes possibilidades de manifestação de trabalhos científicos dos alunos, assim como criação de revistas, de modo a abrir o universo dos alunos e desenvolver neles uma cultura científica e o gosto pela pesquisa e pela extensão, assim como pela produção científica.

Nesse contexto, o esforço de reorganização das atividades de pesquisa na UCB, assim como a reedição da Revista Novo Enfoque, criada há alguns anos, merece todo o nosso apoio e nossos votos de sucesso. A UCB reforça o seu papel: uma universidade comprometida com a sociedade da qual faz parte, realmente inserida nesse espaço, possibilitando o compartilhamento entre o saber científico e o saber popular, o enriquecimento da formação acadêmica de seus professores e de seus alunos, futuros profissionais. Parabéns a toda a equipe da UCB!

1. Notas sobre a biologia de Diachlorus bivittatus Wiedemann, 1828 (Diptera: Tabanidae) no Rio de Janeiro. Relação entre o tamanho corporal e a capacidade reprodutiva

  • Ronald Rodrigues Guimarães: Prof. Dr. Saúde Pública. Docente de Medicina e Medicina Veterinária da Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro/RJ.
  • Raimundo Wilson de Carvalho: Prof. Dr. Medicina Veterinária. Docente de Medicina Veterinária da Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro/RJ. Centro de Pesquisa e Vigilância em COVID-19 e Emergência Sanitária – Fundação Instituto Oswaldo Cruz.
  • Ronald Rodrigues Guimarães Júnior: Acadêmico do curso de Medicina Veterinária da Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro/RJ.

Artigo em PDF.

2. Concepções de Gestão em uma Escola Municipal no Rio de Janeiro

  • Mário Jorge Pereira de Souza: Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA) da UFRRJ. Diretor Geral e Professor de Educação Física.
  • Liz Denize Carvalho Paiva: Doutora em Educação pela UFRRJ. Professora no Instituto de Educação/UFRRJ e pesquisadora da Rede UNIVERSITAS/BR.

Artigo em PDF.

3. Dismorfia corporal e anorexia em mulheres: impactos sobre a subjetividade de acordo com a perspectiva psicanalítica

  • Luiza Coloda Alvarím de Mattos: Graduada em Psicologia pela Faculdade Maria Thereza, Niterói/RJ. Psicóloga em consultório particular.
  • Talita Baldin: Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Docente de graduação na Faculdade Maria Thereza e na Universidade Castelo Branco.

Artigo em PDF.

4. Educação Física Escolar: humanismo e inclusão

  • Andressa Isaias França: Mestra em Educação pela UFRRJ. Doutoranda na UFSM. Professora efetiva na Prefeitura Municipal de Araruama/RJ.
  • Nádia Maria Pereira de Souza: Professora Titular aposentada da UFRRJ. Doutora em Ciências Sociais pelo CPDA/UFRRJ. Pesquisadora da FUNADESP/UCB.

Artigo em PDF.

5. Instituição total feminina e a intervenção de caráter extensionista: uma pesquisa sobre segredos

  • Flávio Damião: Mestre em Sociologia pelo IUPERJ. Docente do curso de Educação Física da Universidade Castelo Branco/RJ.
  • Roberto Pereira de Magalhães: Graduando do curso de Enfermagem da Universidade Castelo Branco/RJ.

Artigo em PDF.

6. Grupos de Acompanhamento para Pessoas em Medidas Protetivas realizado pelos Cursos de Direito e Psicologia da Universidade Castelo Branco

  • João Delfim de Aguiar Nadaes: Professor dos cursos de Psicologia e Direito da Universidade Castelo Branco; Graduado em Psicologia e Filosofia; Pós-graduação em Psicologia Jurídica; 
    Mestre em Filosofia e Mediação

Artigo em PDF.

7. Estudo retrospectivo de lesões esplênicas de caninos do estado do Rio de Janeiro

  • João Marcos da Silva Barbosa: Prof. Dr. Medicina Veterinária. Docente de Medicina Veterinária da Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro/RJ.
  • Rosaura Leite Rodrigues: Docente de Medicina Veterinária da Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro/RJ.
  • Mateus de Melo Lima Waterloo: Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense.
  • Andrey Junio Moreira Fernandes: Mestrando em Patologia Animal na UFRRJ.

Artigo em PDF.

8. Sedentarismo na adolescência: uma narrativa com os dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar

  • Luciana Fonseca Dias: Bolsista CAPES. Membro do Laboratório de Estudos do Corpo e Movimento, UFRRJ.
  • Valéria Nascimento Lebeis Pire: Docente da UFRRJ. Doutora em Epidemiologia em Saúde Pública pela FIOCRUZ.
  • Nádia Maria Pereira de Souza: Professora Titular aposentada da UFRRJ. Doutora em Ciências Sociais pelo CPDA/UFRRJ.

Artigo em PDF.

Corpo Editorial

Prof. Dr. Aníbal Gil Lopes
Universidade Castelo Branco/RJ
http://lattes.cnpq.br/9132462691407109

Prof. Dr. Anselmo de Athayde Costa e Silva
Universidade Federal do Pará/PA
http://lattes.cnpq.br/4794918582092514

Prof. Dr. Antonio Neres Norberg
FIOCRUZ
http://lattes.cnpq.br/4656461231057774

Prof. Dr. Cláudio Diehl Nogueira
Universidade Castelo Branco/RJ
http://lattes.cnpq.br/6551841269726185

Prof. Dr. Felipe Lameu dos Santos
Colégio Pedro II
http://lattes.cnpq.br/9983111807467730

Prof. Dr. Jeronimo Augusto Fonseca Alencar
FIOCRUZ
http://lattes.cnpq.br/6783152813274111

Prof. Dr. João José Cossatis
Universidade Castelo Branco/RJ
http://lattes.cnpq.br/1605753579199014

Prof. Dr. José Irineu Gorla
Universidade Estadual de Campinas/SP
http://lattes.cnpq.br/4345051116071444

Prof.a Dra. Gabriela Bastos Soares
Universidade Castelo Branco/RJ
http://lattes.cnpq.br/8576714592559924

 

Prof.a Dra. Jane Rangel Alves Barbosa
Universidade Castelo Branco/RJ
http://lattes.cnpq.br/0937248866076875

Prof.a Dra. Luciane Barreiro Lopez Vasques
Universidade Castelo Branco/RJ
http://lattes.cnpq.br/6147850751122214

Prof.a Dra. Margareth Maria de Carvalho Queiroz
FIOCRUZ
http://lattes.cnpq.br/9360088536183208

Prof.a Dra. Patrícia Flávia Mota
Universidade Castelo Branco/RJ
http://lattes.cnpq.br/3612338122550401

Prof. Dr. Salvatore Siciliano
FIOCRUZ
http://lattes.cnpq.br/2471615656999141

Prof. Msc Sérgio Ferreira Tavares
Universidade Castelo Branco/RJ
http://lattes.cnpq.br/0085023294521496

Prof. Msc Vaneir Inocêncio Bezerra
Universidade Castelo Branco/RJ
http://lattes.cnpq.br/3939701359819131