Podcast – UCB In Foco

Conheça o Podcast exclusivo da
Universidade Castelo Branco!

Semanalmente, um grande tema será discutido com especialistas e com diversas personalidades. A nossa pauta será sempre assuntos relevantes para a sociedade e com destaque para os assuntos da Zona Oeste, onde a Universidade Castelo Branco está, há mais 50 anos, oferecendo diversas formas de conhecimento e oportunidades para as pessoas desta região.

#4- As demandas da Educação Física na Zona Oeste do Rio de Janeiro

Previous slide
Next slide
A Zona Oeste do Rio de Janeiro representa mais de 70% do território do município e a maior parte da população, 41% das pessoas da Cidade residem nesta região.
 
Atualmente, os bairros da Zona Oeste são um dos que mais possuem Academias da Terceira Idade instaladas em suas praças e parques. De acordo com um levantamento da Cortex, empresa em inteligência de vendas B2B na América Latina, o Rio de Janeiro conta 2.098 academias, sem considerar as mega academias e as grandes marcas.
 
É notável o avanço e mudanças no comportamento da população com relação a sua saúde física.

Da Universidade Castelo Branco, o UCB In Foco é sobre As Demandas da Educação Física na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Neste episódio, você vai entender como a Universidade Castelo Branco, o maior Centro Esportivo da região, modernizou suas metodologias de ensino para se adaptar às mudanças de comportamento da sociedade.

O convidado de hoje é o professor Sérgio Tavares, profissional de Educação Física e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

Clique no play e confira!

#3- SPA - A Zona Oeste recebe um Serviço de Psicologia Aplicada

Previous slide
Next slide
De acordo com Organização Mundial da Saúde, em 2019, quase um bilhão de pessoas viviam com um transtorno mental no mundo, incluindo adolescentes. A depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano da pandemia de Covid-19. Após a pandemia, a psicologia ganhou um lugar de destaque, e atualmente, temos um reconhecimento da importância desta profissão.

Com foco nesta perspectiva, a Universidade Castelo Branco inaugurou a clínica-escola do curso de Psicologia da instituição. O espaço atende à comunidade da Zona Oeste, em Realengo, e as consultas são realizadas pelos estudantes dos últimos períodos do curso sob a supervisão dos professores.

O SPA foi pensado de uma maneira muito cuidadosa por conta da demanda do aprendizado em contato direto com o público, que hoje oferta atendimento a comunidade e avaliações neuropsicológicas por valores superacessíveis.

Da Universidade Castelo Branco, o Castelo In Foco desta semana é sobre o Serviço de Psicologia Aplicada da UCB, o espaço de atenção à saúde mental da Zona Oeste. Neste episódio, você vai conhecer o trabalho de inúmeros estudantes e professores que mudam a vida dos moradores das comunidades ao redor da instituição.

A professora Gabriela Bastos Soares, psicóloga, mestre e doutora em Saúde Coletiva e coordenadora do curso de Psicologia da UCB, é quem vai conversar com a gente sobre este assunto.

Clique no play e confira!

#2- Alimentação no Carnaval: você é o que você come!

A maior festa do planeta está chegando no Rio de Janeiro, e com ela, muitos foliões vão curtir o Carnaval com bastante energia pelas ruas da Cidade. Neste ano de 2024, os cuidados nutricionais são ainda mais importantes visto o calor extremo causado pelo El Niño, fenômeno natural que aquece as águas do Oceano Pacífico de forma anormal.

Durante este período, é comum algumas pessoas exagerarem no excesso de comida e também, no consumo de bebidas alcoólicas. Com o elevado gasto energético, a hidratação é essencial para curtir os blocos de carnaval de maneira saudável.

Neste episódio, falaremos sobre Alimentação no Carnaval: você é o que você come! O que acontece com o corpo humano quando extrapolamos excessos? Como posso aproveitar o Carnaval de forma saudável?

A professora Roberta Tavares, nutricionista especialista em nutrição esportiva e mestra em Ciências da Nutrição, é quem vai conversar com a gente sobre este assunto.

Clique no play e confira!

#1 - Saúde não é doença, é prevenção: os investimentos da UCB na Saúde da Zona Oeste do Rio de Janeiro

Previous slide
Next slide

Em 2023, a UCB fez dois investimentos de peso. Além de criar o curso de Medicina, abriu também, um Núcleo de Psicologia Aplicada, possibilitando atendimento social de saúde mental com preços acessíveis à toda população.

A missão da UCB é contribuir para a construção e o desenvolvimento sustentável da Zona Oeste, com cursos quer vão desde os cuidados com os animais, passando por todas as áreas da saúde humana, até os seus direitos e deveres. Para alcançar esse objetivo, forma profissionais com perspectivas críticas e com produção de conhecimento científico, sendo reconhecida pelo seu importante papel social e de emancipação da região.

Como a instituição pode contribuir na saúde preventiva da região? Quais os novos desafios para a Zona Oeste? Quais experiências práticas os alunos recebem? A resposta você saberá agora.  

Neste primeiro episódio, conversamos com o professor André Ladeira, Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Castelo Branco, que fala sobre “Os Investimentos da UCB na Saúde da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Saúde não é doença, é prevenção!”

Clique no play e confira!