Medicina Veterinária – Campus Penha

Estude Medicina Veterinária na maior
fazenda urbana do Rio de Janeiro!

Previous slide
Next slide

Medicina Veterinária - Campus Penha

Localizado na maior fazenda urbana da cidade do Rio de Janeiro, com 144.000 m² de cumprimento, o Campus Penha da UCB permite que os alunos de medicina veterinária desenvolvam as atividades práticas desde o início do curso. A fazenda-escola é uma parceria com a Sociedade Nacional de Agricultura, que possui a produção de espécies como suínos, equinos, bovinos, aves e coelhos.

No Campus, existem 11 laboratórios que atendem às aulas práticas de todas as grandes áreas da Medicina Veterinária, proporcionando estágios aos alunos desde o início da graduação.

Também localizada na fazenda-escola, a Biblioteca Edgard Teixeira Leite é considerada uma das mais completas do Rio de Janeiro e uma das melhores do Brasil, incluindo em seu acervo uma coleção de obras raras e antigas. A Biblioteca conta ainda com salas de estudo em grupo, sala de estudo individual e sala de multimídia.

Clínica Escola de Medicina Veterinária

Na Clínica Escola de Medicina Veterinária, os alunos têm a oportunidade de colocar a teoria aprendida nas salas de aula em prática, e a população conta com a certeza de um atendimento de qualidade.

Encante-se com os nossos Laboratórios

Previous slide
Next slide

Descrição Geral dos Laboratórios

O campus possui uma área construída de 570m² dedicada aos laboratórios. No total, são 11 unidades distribuídas por toda a fazenda-escola, sendo que 7 estão localizadas no pavilhão laboratorial, ao lado da secretaria. Esses laboratórios desempenham atividades voltadas para pesquisa e ensino na área de Medicina Veterinária, além de contribuírem para os projetos de extensão desenvolvidos pela UCB e seus parceiros. Todos os laboratórios estão equipados com dispositivos de segurança, como lava-olhos e chuveiros de emergência, além de possuírem kits de primeiros socorros e suporte técnico durante todo o período de funcionamento.

Laboratório de Anatomia

O Laboratório de Anatomia possui 166,04 m² distribuídos em 4 ambientes. Conta com sala de preparo, sala de cubas, onde encontram-se peças anatômicas formolizadas com animais de grande porte. Sala de bancadas e sala de apoio e armazenagem. São realizadas rotineiramente, aulas de anatomia estrutural, anatomia visceral e patologia cirúrgica de animais de companhia. Possui 12 bancadas, tanques para tratamento das peças, 4 cubas para armazenamento, freezer e Instrumental Cirúrgico, incluindo uma gama de tesouras cirúrgicas, pinças, bisturis e costotomo.

Laboratório de Controle Microbiológico de Alimentos

O Laboratório conta com 3 bancadas para aulas práticas, sistema de gás com 6 bicos de Bunsen, duas autoclaves, estufa microbiológica, estufa para materiais, blender, micro-ondas, contador de colônias, banho maria, microscópios, agitadores magnéticos com aquecimento, exaustor, geladeira e fluxo laminar.

É utilizado nas disciplinas de Estágio Supervisionado, Tecnologia de inspeção de pescado e derivados e Tecnologia de inspeção de aves, ovos e mel. São desenvolvidas pesquisas e TCC’s regularmente e durante as aulas os alunos são direcionados principalmente ao aprendizado das técnicas de semeadura, identificação e contagem de microrganismos em alimentos de origem animal.

Laboratório de Físico-Química de Alimentos

Com 56,65m², o laboratório conta com 3 bancadas e 4 bicos de Bunsen para aula e equipamentos como: Crioscópio, destilador de água, Digestor / Destilador de Kjeldahl, centrífuga, pHmetros, mufla, estufa, dessecadores, balança de precisão, geladeira e capela de exaustão. São realizadas atividades de analise bromatológica de alimentos de origem animal como peixes, carnes, ovos e leite. É utilizado nas disciplinas de Estágio Supervisionado, Tecnologia de inspeção de pescados e derivados, Tecnologia de inspeção de aves, ovos e mel, além de Controle Físico Químico de Produtos de Origem Animal.

Laboratório de Necropsia

Com 34,92m² de comprimento, o local possui 2 freezers, 4 mesas de necropsia e instrumental cirúrgico. Tem foco na realização de necropsias de animais domésticos, de produção e pets não convencionais, além do estudo de anatomia patológica. Conta com uma extensa coleção de peças de anatomia patológica para aulas práticas, construída ao longo dos 25 anos de funcionamento do curso. É utilizado nas disciplinas de Anatomia Patológica Veterinária, Patologia Geral e Atividades de Extensão.

Laboratório de Anatomia Patológica

O laboratório, que possui 20,15m², conta com uma bancada com Micrótomo, banho histológico, balança de precisão, banho maria, microscópio e bico de Bunsen. É utilizado para análise e processamento histopatológico e como suporte durante a realização das necropsias.

Laboratório de Patologia Clínica

O laboratório, de 52,38m², possui 3 bancadas divididas em 2 ambientes. Conta com uma sala de exames onde são realizadas as rotinas clínicas relacionadas as atividades de ensino, além do acompanhamento periódico dos animais da fazendinha quando necessário. Pode ser utilizado para suporte da clínica escola na realização de exames de rotina. Alguns dos equipamentos presentes são: analisador hematológico veterinário, microscópios, contadores de célula, geladeiras espectrofotômetro, fotômetro clinico, estufa, destilador, bico de Bunsen e centrífuga clínica. É utilizado nas disciplinas de Doenças Infecciosas de interesse veterinário, Patologia Clínica Veterinária, Estágio Supervisionado e Atividades de Extensão.

Laboratório de Técnicas Cirúrgicas

O laboratório possui 61,06m² de comprimento e uma sala de paramentação. Conta com 2 freezers, 4 mesas cirúrgicas, aparelho de anestesia e todo aparato cirúrgico necessário para a realização das práticas das disciplinas de Patologia Cirúrgica de Animais de Companhia, Anestesiologia e Técnicas Cirúrgicas, Clínica de Animais de Companhia e Técnicas de Diagnóstico por Imagem.

Laboratório de Microscopia

O laboratório, que tem 58,90m² de comprimento, possui dezenas de microscópios distribuídos ao longo de 8 bancadas, além de um microscópio especializado com câmera que distribui as imagens do material a ser estudado para duas TV’s quando necessário. Possui ainda centrífuga clínica e centrífuga para microhematócrito e centenas de lâminas de cortes histológicos dos mais variados tecidos e animais necessário para um estudo aprofundado da histologia veterinária. É utilizado principalmente pelas disciplinas de Artropodologia e Protozoologia Veterinária, Histologia Animal dos Sistemas Estruturais, Helmintologia Veterinária e Zoologia Médica, Histologia Animal dos Sistemas Viscerais e atividades de extensão.

Laboratório de Microbiologia

Com 39m², o laboratório de microbiologia e imunologia conta com duas bancadas com 2 bicos de Bunsen cada. Capela de fluxo laminar, microscópios, destilador, centrífuga clínica e estufa bacteriológica. É utilizado pelas disciplinas de Microbiologia Veterinária, Imunologia e atividades de extensão.

Laboratório de Parasitologia, Farmacologia e Fisiologia

Com 39m², o local conta com 3 bancadas com 4 bicos de Bunsen e microscópios. Possui uma vasta coleção de insetos, helmintos e macroparasitas de interesse veterinário, além de centenas de lâminas de microscopia para o estudo de parasitologia, helmintologia e áreas correlatas. É utilizado pelas disciplinas de Artropodologia e Protozoologia Veterinária, Helmintologia Veterinária e Zoologia Médica, Doenças Parasitárias de Interesse Veterinário, Farmacologia Aplicada e atividades de extensão.

Laboratório de Reprodução Animal

Localizado no setor de bovinocultura e com 12,89m² de área, é utilizado como apoio para as disciplinas de Bovinocultura, Fisiopatologia e Biotecnologia da Reprodução Animal, Clínica de Equídeos, Clínica de Ruminantes, Equideocultura e Patologia Cirúrgica de Animais de Produção e Estágio Supervisionado. Conta com microscópio, estereomicroscópio, botijão de nitrogênio líquido com amostra para as aulas de inseminação artificial, bomba para coleta de suco ruminal e toda aparelhagem e aparato necessário para manejo de animais de grande porte.

Matricule-se agora!

Entrada Principal

Clínica Escola

Entrada Principal

Atendimento agendado por telefone, e-mail ou presencialmente para os seguintes procedimentos: nefrologia, cardiologia, imunologia, avaliação cirúrgica, atendimento a silvestres, especialista em felinos e exames de imagens.

Atendimento com retirada de senha até às 13h: consultas clínicas e exames laboratoriais.