Revista Novo Enfoque
A pesquisa em seu local de destaque.
Sobre a revista
A revista Novo Enfoque tem como missão divulgar a produção científica em Ciência da Saúde e áreas correlatas, com o objetivo de contribuir com a discussão e o desenvolvimento do conhecimento na área. A revista aceita submissão de textos produzidos por profissionais e pesquisadores de todas as áreas envolvidas com as temáticas da Ciência da Saúde. Adota a filosofia de “acesso aberto”, permitindo o acesso gratuito e irrestrito ao seu conteúdo. Não há taxa de publicação na revista Novo Enfoque
Periodicidade e submissão
Publicação de fluxo contínuo, gratuita e de periodicidade semestral. No processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados no documento a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
Edição 2026.1
Inscrições no próximo semestre!
Edição 2025.2
Novo Enfoque, ISSN: 1808-3501, Rio de Janeiro: RJ, v.24, jul/dez. 2025
Corpo Editorial
Prof. Dr. Aníbal Gil Lopes
Universidade Castelo Branco/RJ
http://lattes.cnpq.br/9132462691407109
Prof. Dr. Anselmo de Athayde Costa e Silva
Universidade Federal do Pará/PA
http://lattes.cnpq.br/4794918582092514
Prof. Dr. Antonio Neres Norberg
FIOCRUZ
http://lattes.cnpq.br/4656461231057774
Prof. Dr. Cláudio Diehl Nogueira
Universidade Castelo Branco/RJ
http://lattes.cnpq.br/6551841269726185
Prof. Dr. Felipe Lameu dos Santos
Colégio Pedro II
http://lattes.cnpq.br/9983111807467730
Prof. Dr. Jeronimo Augusto Fonseca Alencar
FIOCRUZ
http://lattes.cnpq.br/6783152813274111
Prof. Dr. João José Cossatis
Universidade Castelo Branco/RJ
http://lattes.cnpq.br/1605753579199014
Prof. Dr. José Irineu Gorla
Universidade Estadual de Campinas/SP
http://lattes.cnpq.br/4345051116071444
Prof.a Dra. Gabriela Bastos Soares
Universidade Castelo Branco/RJ
http://lattes.cnpq.br/8576714592559924
Prof.a Dra. Jane Rangel Alves Barbosa
Universidade Castelo Branco/RJ
http://lattes.cnpq.br/0937248866076875
Prof.a Dra. Luciane Barreiro Lopez Vasques
Universidade Castelo Branco/RJ
http://lattes.cnpq.br/6147850751122214
Prof.a Dra. Margareth Maria de Carvalho Queiroz
FIOCRUZ
http://lattes.cnpq.br/9360088536183208
Prof.a Dra. Patrícia Flávia Mota
Unirio/RJ
http://lattes.cnpq.br/3612338122550401
Prof. Dr. Salvatore Siciliano
FIOCRUZ
http://lattes.cnpq.br/2471615656999141
Prof. Msc Sérgio Ferreira Tavares
Universidade Castelo Branco/RJ
http://lattes.cnpq.br/0085023294521496
Prof. Msc Vaneir Inocêncio Bezerra
Universidade Castelo Branco/RJ
http://lattes.cnpq.br/3939701359819131
Prefácio do Prof. Dr. Cláudio Diehl Nogueira
Prof. Dr. Cláudio Diehl Nogueira
Doutor em Educação Física - UNICAMP/SP
Docente do Curso de Educação Física da Universidade Castelo Branco/RJ
Editor-Chefe da Revista Novo Enfoque da Universidade Castelo Branco/RJ
.
Uma Universidade é crucial para a sociedade por sua capacidade de formar profissionais qualificados, impulsionar a inovação e o conhecimento através da pesquisa, e por seu papel na extensão, disseminando o saber e contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural. Ela também promove o crescimento pessoal e social dos estudantes, aprimora o raciocínio crítico e fortalece a cidadania.
No seu desenvolvimento a Universidade forma profissionais qualificados para o mercado de trabalho e para as diversas áreas do conhecimento, promove o crescimento pessoal, a autonomia, a organização e a capacidade de trabalhar em equipe, ao conviver com pessoas de diferentes origens e experiências, aprimora o raciocínio crítico e a capacidade de resolver problemas complexos, através de um aprendizado focado em analisar, questionar e entender o mundo, contribui para formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, promovendo valores como a cidadania e a democracia e é fundamental para a socialização do saber, ajudando a incluir e capacitar grupos socialmente marginalizados.
A pesquisa universitária, é o principal centro de produção de novos conhecimentos, técnicas e inovações, responsáveis pela maioria das patentes e pesquisas científicas desenvolvendo soluções para problemas complexos que afetam a sociedade em diversas áreas.
O volume 24 da edição jul./dez. 2025 da Revista Novo Enfoque reforça a importância de consolidar a pesquisa como um dos pilares que qualifica o ensino, forma cidadãos críticos e contribui diretamente para a evolução e o bem-estar da sociedade.
Uma Universidade e sua pesquisa são essenciais para um País.
1. Abordagem Ultrassonográfica no diagnóstico de Colecistite Aguda em Cão
Renata Azevedo de Carvalho1
Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro, Brasil
ORCID: 0009-0005-3886-9793
Marcela Leite Candeias2
Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro, Brasil
ORCID: 0009-0000-4783-4262
Simone Mangia3
Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro, Brasil
ORCID: 0009-0007-1869-1777
Rosaura Leite Rodrigues4
Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro, Brasil
ORCID: 0000-0001-6267-7672
2. Reativação Parassimpática após Teste Cardiopulmonar em Esforço em Indivíduos com Lesão Medular
Pablo Rodrigo de Oliveira Silva1
Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro, Brasil
Centro Universitário São José, Rio de Janeiro, Brasil
ORCID: 0000-0002-6172-3435
Juliana de Alcantara Silva Fonseca2
Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro, Brasil
ORCID: 0009-0005-7997-0783
Emanuel Clemente de Oliveira3
Centro Universitário São José, Rio de Janeiro, Brasil
ORCID: 0009-0008-2179-5988
3. Programa de Promoção ao Desenvolvimento Saudável de Adolescentes (PROSA) Uma aplicação no Serviço-Escola de Psicologia
Lídia de Paula Romling Salustiano1
Universidade Estácio de Sá, Duque de Caxias, Brasil
ORCID: 0009-0003-7840-1007
Maria Eduarda Nascimento Melo2
Universidade Estácio de Sá, Duque de Caxias, Brasil
ORCID: 0009-0006-1170-8137
Gabriela de Araújo Braz dos Santos3
Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro, Brasil
ORCID: 0000-0002-1109-1820
4. Programas Psicoeducativos para Adolescentes no Âmbito Escolar - Uma revisão de Literatura
Graziella dos Santos Pereira1
Discente da Universidade Castelo Branco, Realengo – RJ
ORCID: 0009-0007-6330-6823
Gabriela de Araújo Braz dos Santos2
Docente da Universidade Castelo Branco, Realengo – RJ
ORCID: 0000-0002-1109-1820
5. Lesão Neurológica em Ovino - Relato de Caso
Caroline Teléscero Magalhães1
Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro/RJ
ORCID:
Liana Villela de Gouvêa2
Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro/RJ
ORCID: 0000-0001-7109-0734
6. Recalque, Subjetividade e Saúde Mental no Trabalho - reflexões a partir de SEVERANCE
Guilherme Braga1
Centro Universitário Unilasalle
ORCID: 0000-0002-5728-7984
Pedro Lemos Landeiro2
Centro Universitário Unilasalle
ORCID: 0009-0008-0482-6471
Julia Lorena Duque Estrada3
Centro Universitário Unilasalle
ORCID: 0009-0007-3182-5928
Talmo Rangel4
Centro Universitário UNINASSAU-RJ
Centro Universitário Unilasalle
ORCID: 0000-0002-7724-2118
7. Desenvolvimento Neuropsicomotor e Uso de Telas - Uma Análise dos Dados do Relatório HSBC-OMS 2024
Ana Cristina Lampreia Martins1
Centro Universitário Internacional – UNINTER/PR
ORCID: 0009-0005-6481-3769
Maria de Fátima Fernandes Vara2
Centro Universitário Internacional – UNINTER/PR
ORCID: 0000-0002-7563-1857
Rafaela Oliveira Machado3
Centro Universitário Internacional – UNINTER/PR
ORCID: 0000-0003-0082-5814
8. Gerenciamento do Sangue do Paciente - Conceitos e Impactos
Ronald Rodrigues Guimarães1
Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro, Brasil
ORCID: 0000-0002-5990-2338
Ana Claudia Gonçalves da Silva2
Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro, Brasil
ORCID: 0009-0001-1565-2939
9. O Curso de Agropecuária do Campus Parintins do Instituto Federal do Amazonas - As Singularidades da Região Amazônica
Leandro Pereira de Oliveira1
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
Nádia Maria Pereira de Souza2
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro
ORCID: 0000-0002-6001-8275
Liz Denize Carvalho Paiva3
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
ORCID: 0000-0003-4116-2674
Edição 2025.1
Novo Enfoque, ISSN: 1808-3501, Rio de Janeiro: RJ, v.23, jan/jun. 2025
Corpo Editorial
Prof. Dr. Aníbal Gil Lopes
Universidade Castelo Branco/RJ
http://lattes.cnpq.br/9132462691407109
Prof. Dr. Anselmo de Athayde Costa e Silva
Universidade Federal do Pará/PA
http://lattes.cnpq.br/4794918582092514
Prof. Dr. Antonio Neres Norberg
FIOCRUZ
http://lattes.cnpq.br/4656461231057774
Prof. Dr. Cláudio Diehl Nogueira
Universidade Castelo Branco/RJ
http://lattes.cnpq.br/6551841269726185
Prof. Dr. Felipe Lameu dos Santos
Colégio Pedro II
http://lattes.cnpq.br/9983111807467730
Prof. Dr. Jeronimo Augusto Fonseca Alencar
FIOCRUZ
http://lattes.cnpq.br/6783152813274111
Prof. Dr. João José Cossatis
Universidade Castelo Branco/RJ
http://lattes.cnpq.br/1605753579199014
Prof. Dr. José Irineu Gorla
Universidade Estadual de Campinas/SP
http://lattes.cnpq.br/4345051116071444
Prof.a Dra. Gabriela Bastos Soares
Universidade Castelo Branco/RJ
http://lattes.cnpq.br/8576714592559924
Prof.a Dra. Jane Rangel Alves Barbosa
Universidade Castelo Branco/RJ
http://lattes.cnpq.br/0937248866076875
Prof.a Dra. Luciane Barreiro Lopez Vasques
Universidade Castelo Branco/RJ
http://lattes.cnpq.br/6147850751122214
Prof.a Dra. Margareth Maria de Carvalho Queiroz
FIOCRUZ
http://lattes.cnpq.br/9360088536183208
Prof.a Dra. Patrícia Flávia Mota
Unirio/RJ
http://lattes.cnpq.br/3612338122550401
Prof. Dr. Salvatore Siciliano
FIOCRUZ
http://lattes.cnpq.br/2471615656999141
Prof. Msc Sérgio Ferreira Tavares
Universidade Castelo Branco/RJ
http://lattes.cnpq.br/0085023294521496
Prof. Msc Vaneir Inocêncio Bezerra
Universidade Castelo Branco/RJ
http://lattes.cnpq.br/3939701359819131
Prefácio da Profa. Dra. Nádia Maria Pereira de Souza
Professora Dra. Nádia Maria Pereira de Souza
(Doutora em Ciências Sociais (UFRRJ). Licenciada e Mestre em Educação Física. Coordenadora de Pesquisa e P.G. Stricto-Sensu da UCB. Professora Titular Aposentada da UFRRJ. Docente Permanente do PPGEA/UFRRJ. Pesquisadora/Professora na área de Metodologia da Pesquisa Científica e Didática. Consultora da Revista Brasileira de Educação Médica- Fiocruz-RJ.
A Revista Novo Enfoque é um marco na trajetória histórica da Universidade Castelo Branco que desponta no cenário local, regional e nacional como uma instituição de ensino, que gera conhecimento dialógico, produz pesquisa e extensão comunitária.
A Revista Novo Enfoque é um veículo de divulgação científica indexado, qualificado, de fluxo permanente, gratuito, inclusivo, na perspectiva dos objetivos de uma ciência aberta.
A revista é de caráter multidisciplinar. Os artigos apresentados são de fundamental importância para a formação humana e profissional. Os autores são na maioria: discentes e docentes da educação básica e superior; bem como, os profissionais das áreas: saúde, humanas, sociais, agrárias e exatas e tecnológicas.
Suas temáticas apresentam reflexões teóricas, práticas, críticas e soluções de problemas para a sociedade, na concepção de uma ‘saúde integrada’ , uma saúde única, normatizados na deliberação de “ Uma Só Saúde”. (Fonte: Brasil, Lei 14.792/2024), considerando a relação respeitosa e simbiótica entre o ser humano, a natureza e os animais; valorizando o respeito mútuo e a interação entre os seres vivos, na perspectiva da solidariedade, do respeito ao meio ambiente e na defesa da vida.
Os artigos da revista têm foco na divulgação científica e nos processos de produção dos saberes, principalmente nas temáticas: saúde, qualidade de vida, saúde mental e bem-estar das populações históricas, observando a cultura e as singularidades dos povos originários .
O volume número 23/2025 (junho de 2025), apresenta artigos nas áreas de Ciências da Saúde, Humanas e Sociais. São oito artigos, sendo: 04 na área de Ciências da Saúde (Psicologia Clínica e Educação Física), 03 na área de Ciências humanas (principalmente, Psicologia e Antropologia) e 01 na área de Ciências Sociais (Direito).
Desejamos uma leitura crítica, mediadora e colaborativa. Contamos com sua prestigiosa participação nas próximas edições da Revista Novo Enfoque da Universidade Castelo Branco (UCB)!
1- A aplicabilidade de exercícios físicos para idosos com ansiedade e depressão - UCB
Jessica Christina Neves da Silva1
Graduada do Bacharelado em Educação Física, Universidade Castelo Branco (UCB/RJ)
ORCID: 0009-0004-1345-5773
Tania Maria da Silva Bronsato2
Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (UCB/RJ).
Docente do curso de Educação Física, da Universidade Castelo Branco Rio de Janeiro (UCB/RJ).
ORCID: 0009-0006-6802-0253
Flávio Damião Pinto Júnior3
Mestre em Ciência da Motricidade Humana e em Sociologia IUPERJ.
Docente do curso de Educação Física, da Universidade Castelo Branco Rio de Janeiro (UCB/RJ).
ORCID: 0009-0007-2733-7913
2- A ética da responsabilidade
Luiz Sérgio Pacheco1
Bacharel/licenciatura em Filosofia (UERJ)
Pós-graduado em Filosofia (UERJ)
Bacharel em Teologia (Seminário Teológico Presbiteriano Rev. Ashbel Green Simonton)
Mestrado em Ministérios Globais (Teologia)
Ministro Presbiteriano
Professor de Filosofia
ORCID: /0009-0004-6816-2898
3 - Composição corporal e antropometria no Jiu jitsu - UCB
Ana Caroline Fernandes da Silva1
Centro Universitário São José, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.
ORCID: 0009-0001-4217-6069
Pablo Rodrigo de Oliveira Silva2
Doutor em Ciências da Reabilitação, Centro Universitário Augusto Motta (UNIUSUAM/RJ)
Docente da Universidade Castelo Branco (UCB/RJ).
Centro Universitário São José, (UNISÃOJOSÉ/RJ)
ORCID: 0000-0002-6172-3435
4 - Estudo sobre o conceito de crime organizado na legislação brasileira - UCB
Yedda Ching San Filizzola Assunção1
Graduação em Direito pela UFRJ.
Pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil pela UNESA/RJ
Docente do Curso de Direito da Universidade Castelo Branco (UCB/RJ)
ORCID: 0009-0009-0521-4140
5 - Luto Simbólico como causa de sofrimento psíquico em mães de crianças com Autismo - UCB
Eyshila dos Santos de Jesus1
Bacharel em Psicologia pela Universidade Castelo Branco, Realengo – RJ
ORCID: 0009-0008-3239-8080
Júlio César Vasconcelos da Silva2
Neuropsicólogo/ Mestre em ciências (Clínica Médica - Neurologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e PhD em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ)
ORCID: 0000-0001-5214-7109
6 - O espelho fragmentado da imagem redes sociais e o mal-estar na contemporaneidade
Guilherme Braga1
Graduando em psicologia pelo Centro Universitário La Salle, Niterói/RJ
ORCID: 0000-0002-5728-7984
Pedro Lemos Landeiro2
Graduando em psicologia pelo Centro Universitário La Salle, Niterói/RJ
ORCID: 0009-0008-0482-6471
Isabella Vianna3
Graduanda em psicologia pela Universidade Veiga de Almeida/RJ
ORCID: 0009-0002-2559-2527
Talmo Rangel4
Doutor em Psicossociologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Professor de Graduação em Direito da UNINASSAU/RJ
Professor de Graduação em Direito da UNILASALLE/RJ
ORCID: 0000-0002-7724-2118
7 - Síndrome do Burnout e fibromialgia - relação e impactos na saúde dos trabalhadores
Beatriz Silva Rocha1
Licenciatura e bacharelado em Educação Física pelo Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (UNIFAE). Pós-graduação em Ginástica Laboral: atividade física e promoção da saúde em empresas pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Pós-graduação em Ergonomia pela Universidade Gama Filho (UGF). Graduanda em Fisioterapia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) – Curitiba/PR
ORCID: 0009-0003-0772-8504
Maria de Fátima Fernandes Vara2
Graduação em Educação Física pela UFPR. Graduação em Fisioterapia pela UTP. Graduação em Matemática Pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) – Curitiba/PR. Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade INTERVALLE. Pós-graduação em Anatomocinesiologia do Aparelho do Movimento pela UTP.
Mestrado em Tecnologia em Saúde – Bioengenharia pela PUCPR. Doutorado em Tecnologia em Saúde – Bioengenharia pela PUCPR. Coordenadora do Curso de Fisioterapia na modalidade em EAD com metodologia semipresencial do Centro Universitário Internacional (UNINTER) – Curitiba/PR
ORCID: 0000-0002-7563-1857
Fernanda Maria Cercal Eduardo3
Graduação em Fisioterapia pela PUCPR. Graduação em Licenciatura em Biologia pelo INEQ. Pós-graduação em Metodologia do Ensino da Anatomia Humana. Mestrado em Tecnologia em Saúde – Bioengenharia pela PUCPR. Doutorado em Tecnologia em Saúde – Bioengenharia pela PUCPR. Docente pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) – Curitiba/PR
ORCID: 0000-0003-4558-1489
8 - Velha é a outra - um diálogo entre personagens femininas e uma leitura psicanalítica sobre o envelhecimento - UCB
Ana Cláudia Calais Batista Valladares1
Graduanda em Psicologia pela Faculdade Maria Thereza, em Niterói – RJ.
ORCID: 0009-0005-7733-5508
Talita Baldin2
Mestre e doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense e pós-doutoranda no mesmo programa.
Docente de graduação na Universidade Castelo Branco, em Rio de Janeiro - RJ.
ORCID: 0000-0001-9835-5464
Edição 2024.2
Novo Enfoque, Rio de Janeiro: RJ, 2024 (Volume 22): jul/dez. ISSN: 1808-3501
Corpo Editorial
Prof. Dr. Aníbal Gil Lopes
Universidade Castelo Branco/RJ
http://lattes.cnpq.br/9132462691407109
Prof. Dr. Anselmo de Athayde Costa e Silva
Universidade Federal do Pará/PA
http://lattes.cnpq.br/4794918582092514
Prof. Dr. Antonio Neres Norberg
FIOCRUZ
http://lattes.cnpq.br/4656461231057774
Prof. Dr. Cláudio Diehl Nogueira
Universidade Castelo Branco/RJ
http://lattes.cnpq.br/6551841269726185
Prof. Dr. Felipe Lameu dos Santos
Colégio Pedro II
http://lattes.cnpq.br/9983111807467730
Prof. Dr. Jeronimo Augusto Fonseca Alencar
FIOCRUZ
http://lattes.cnpq.br/6783152813274111
Prof. Dr. João José Cossatis
Universidade Castelo Branco/RJ
http://lattes.cnpq.br/1605753579199014
Prof. Dr. José Irineu Gorla
Universidade Estadual de Campinas/SP
http://lattes.cnpq.br/4345051116071444
Prof.a Dra. Gabriela Bastos Soares
Universidade Castelo Branco/RJ
http://lattes.cnpq.br/8576714592559924
Prof.a Dra. Jane Rangel Alves Barbosa
Universidade Castelo Branco/RJ
http://lattes.cnpq.br/0937248866076875
Prof.a Dra. Luciane Barreiro Lopez Vasques
Universidade Castelo Branco/RJ
http://lattes.cnpq.br/6147850751122214
Prof.a Dra. Margareth Maria de Carvalho Queiroz
FIOCRUZ
http://lattes.cnpq.br/9360088536183208
Prof.a Dra. Patrícia Flávia Mota
Universidade Castelo Branco/RJ
http://lattes.cnpq.br/3612338122550401
Prof. Dr. Salvatore Siciliano
FIOCRUZ
http://lattes.cnpq.br/2471615656999141
Prof. Msc Sérgio Ferreira Tavares
Universidade Castelo Branco/RJ
http://lattes.cnpq.br/0085023294521496
Prof. Msc Vaneir Inocêncio Bezerra
Universidade Castelo Branco/RJ
http://lattes.cnpq.br/3939701359819131
Prefácio - Profª Drª. Nair Mulls

Profª Drª. Nair Mulls
⃰Pós-doutora em Sociologia, professora aposentada da UFMG/FAFICH; foi Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO/RJ
Não se constrói um país sem um investimento contínuo e sustentável na educação, na ciência, na tecnologia e na cultura. Nesse sentido, as universidades, sejam elas públicas ou privadas, se constituem como um patrimônio nacional, imprescindíveis para a construção de um país desenvolvido, mais justo e equânime, que ofereça melhores condições de vida para a sua população e um diálogo estreito e produtivo com o mundo econômico, empresarial e privado. Um diálogo entre essas diferentes instâncias é fundamental. As universidades devem atender às demandas específicas da sociedade, do mercado e do Estado, pois cabe a elas alavancar um conhecimento inovador, que leve ao crescimento e ao desenvolvimento econômico e social para toda a sua população, uma nova economia, justa e soberana, possibilitando a profissionalização e a empregabilidade dos entes sociais, assim como o progresso econômico e social.
Nesse contexto, é fundamental lembrar que o ensino não pode ser considerado como mercadoria. Ou seja, uma instituição de ensino não pode ser pensada como um espaço de negócio a possibilitar o lucro. Pois a universidade, marcada pela indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, é, antes de tudo, um espaço de vanguarda: lugar da produção do conhecimento científico, imprescindível ao crescimento e desenvolvimento econômico do país; onde se formam sujeitos históricos capazes de entender e construir a história do país, numa linha de desenvolvimento, avanço, justiça social e soberania. Onde se pensa a sociedade e onde se forma o ser humano, através do florescimento do conhecimento crítico e da formação humana e ética dos estudantes e professores; onde esses seres se constroem como cidadãos e como sujeitos, entes humanos e profissionais competentes e comprometidos com o bem-estar da sociedade como um todo.
Nesse contexto, a importância da criação de uma cultura de pesquisa e de consolidação da pesquisa nas universidades, mesmo nas particulares, é fundamental. Essencial mesmo. Ainda ao nível da graduação. Esse objetivo exige, necessariamente, vários ajustes: na estrutura da graduação, na introdução de disciplinas que possam tratar das questões da Filosofia da Ciência, da Epistemologia, da Sociologia, da Política e da História, e dar mais espaço para seminários, palestras, criação de diferentes possibilidades de manifestação de trabalhos científicos dos alunos, assim como criação de revistas, de modo a abrir o universo dos alunos e desenvolver neles uma cultura científica e o gosto pela pesquisa e pela extensão, assim como pela produção científica.
Nesse contexto, o esforço de reorganização das atividades de pesquisa na UCB, assim como a reedição da Revista Novo Enfoque, criada há alguns anos, merece todo o nosso apoio e nossos votos de sucesso. A UCB reforça o seu papel: uma universidade comprometida com a sociedade da qual faz parte, realmente inserida nesse espaço, possibilitando o compartilhamento entre o saber científico e o saber popular, o enriquecimento da formação acadêmica de seus professores e de seus alunos, futuros profissionais. Parabéns a toda a equipe da UCB!
1. Notas sobre a biologia de Diachlorus bivittatus Wiedemann, 1828 (Diptera: Tabanidae) no Rio de Janeiro. Relação entre o tamanho corporal e a capacidade reprodutiva
- Ronald Rodrigues Guimarães: Prof. Dr. Saúde Pública. Docente de Medicina e Medicina Veterinária da Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro/RJ.
- Raimundo Wilson de Carvalho: Prof. Dr. Medicina Veterinária. Docente de Medicina Veterinária da Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro/RJ. Centro de Pesquisa e Vigilância em COVID-19 e Emergência Sanitária – Fundação Instituto Oswaldo Cruz.
- Ronald Rodrigues Guimarães Júnior: Acadêmico do curso de Medicina Veterinária da Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro/RJ.
2. Concepções de Gestão em uma Escola Municipal no Rio de Janeiro
- Mário Jorge Pereira de Souza: Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA) da UFRRJ. Diretor Geral e Professor de Educação Física.
- Liz Denize Carvalho Paiva: Doutora em Educação pela UFRRJ. Professora no Instituto de Educação/UFRRJ e pesquisadora da Rede UNIVERSITAS/BR.
3. Dismorfia corporal e anorexia em mulheres: impactos sobre a subjetividade de acordo com a perspectiva psicanalítica
- Luiza Coloda Alvarím de Mattos: Graduada em Psicologia pela Faculdade Maria Thereza, Niterói/RJ. Psicóloga em consultório particular.
- Talita Baldin: Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Docente de graduação na Faculdade Maria Thereza e na Universidade Castelo Branco.
4. Educação Física Escolar: humanismo e inclusão
- Andressa Isaias França: Mestra em Educação pela UFRRJ. Doutoranda na UFSM. Professora efetiva na Prefeitura Municipal de Araruama/RJ.
- Nádia Maria Pereira de Souza: Professora Titular aposentada da UFRRJ. Doutora em Ciências Sociais pelo CPDA/UFRRJ. Pesquisadora da FUNADESP/UCB.
5. Instituição total feminina e a intervenção de caráter extensionista: uma pesquisa sobre segredos
- Flávio Damião: Mestre em Sociologia pelo IUPERJ. Docente do curso de Educação Física da Universidade Castelo Branco/RJ.
- Roberto Pereira de Magalhães: Graduando do curso de Enfermagem da Universidade Castelo Branco/RJ.
6. Grupos de Acompanhamento para Pessoas em Medidas Protetivas realizado pelos Cursos de Direito e Psicologia da Universidade Castelo Branco
- João Delfim de Aguiar Nadaes: Professor dos cursos de Psicologia e Direito da Universidade Castelo Branco; Graduado em Psicologia e Filosofia; Pós-graduação em Psicologia Jurídica;Mestre em Filosofia e Mediação
7. Estudo retrospectivo de lesões esplênicas de caninos do estado do Rio de Janeiro
- João Marcos da Silva Barbosa: Prof. Dr. Medicina Veterinária. Docente de Medicina Veterinária da Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro/RJ.
- Rosaura Leite Rodrigues: Docente de Medicina Veterinária da Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro/RJ.
- Mateus de Melo Lima Waterloo: Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense.
- Andrey Junio Moreira Fernandes: Mestrando em Patologia Animal na UFRRJ.
8. Sedentarismo na adolescência: uma narrativa com os dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar
- Luciana Fonseca Dias: Bolsista CAPES. Membro do Laboratório de Estudos do Corpo e Movimento, UFRRJ.
- Valéria Nascimento Lebeis Pire: Docente da UFRRJ. Doutora em Epidemiologia em Saúde Pública pela FIOCRUZ.
- Nádia Maria Pereira de Souza: Professora Titular aposentada da UFRRJ. Doutora em Ciências Sociais pelo CPDA/UFRRJ.