A instituição ofereceu bolsas de 100% para todos os cursos, inclusive medicina.
A Universidade Castelo Branco promoveu neste sábado (27), o tradicional Vestibular Social, oferecendo aos candidatos, 50 bolsas de estudos de 100% para todos os cursos de graduação da instituição, incluindo o de Medicina, iniciado em 2023.
A reitoria da universidade juntamente com o setor de filantropia organizou uma grande operação para receber os mais de 460 inscritos, que foram acompanhados pelos funcionários da UCB, numa prova com duração de 2 horas e que contou com questões de matemática, língua portuguesa, conhecimentos gerais e uma redação.
Para o professor Amilton Carlos Nascimento, coordenador de filantropia da Universidade Castelo Branco, é uma grande oportunidade para a população da Zona Oeste da Cidade, participar desse processo seletivo e conquistar o ensino superior. Ele diz: “O Vestibular Social da Universidade Castelo Branco sempre foi tradicional. Por ser uma instituição filantrópica, esse vestibular vem atender o que determina a lei, impactando a comunidade e a todos em seu entorno, por conta dessa tradição. Então, é um momento muito especial e que causa essa relevância social.”
Já para o casal Delson e Darla, essa edição do vestibular social da UCB vem com um incentivo a mais. Delson é formado em direito pela instituição, entrou na universidade através do processo seletivo de 2018 e trouxe a esposa para fazer a prova: “Foi uma oportunidade que muitos não tem. Sabemos que um curso superior é caro e a Castelo ter aberto as portas pra mim, através do vestibular social foi muito gratificante”, disse.
Darla que fez a prova nesse sábado diz ser uma realização: “Pra mim representa um sonho. Por não ter como custear uma faculdade hoje, é a oportunidade que a Castelo está oferecendo, de podermos ingressar no ensino superior através do vestibular social para, assim como meu marido, cursar direito”, completa.
Para ser aprovado no vestibular social da UCB, o candidato deverá obter nota final igual ou maior que 3,14 (três virgula quatorze), mas só será contemplado com a bolsa de 100%, o que além disso, obtiver 18 pontos na redação.
Lembrando que o candidato passará por um estudo socioeconômico, onde deverá comprovar a necessidade do desconto e para a concessão da bolsa de estudos, o inscrito deverá cumprir as seguintes etapas:
– Preencher corretamente todos os itens do formulário socioeconômico;
– Possuir renda familiar bruta mensal per capta que não exceda o valor de 1,5 (um e meio) salário mínimo para a bolsa integral (100%);
– Apresentar todos os documentos comprobatórios exigidos no edital do vestibular social, dentro do período estipulado;
– A bolsa de 100% (cem por cento) será concedida ao candidato que atingir 18 (dezoito) pontos na redação, numa escala de 01 a 20 pontos, além da pontuação igual ou maior que 3,14 (três virgula 1) no restante da prova;
O vestibular social da UCB acontece anualmente e visa oportunizar à população da cidade, em especial aos moradores da zona oeste, berço da instituição, o acesso ao ensino superior, mantendo vivo com essa ação, o desejo da saudosa professora Vera Gissoni, de proporcionar para todos, uma educação inclusiva e de qualidade, méritos que fazem parte da história da Universidade Castelo Branco.