Universidade Castelo Branco preparando alunos para futuros promissores

Por Bruno Cilento

Enquanto várias atividades presenciais estão suspensas por causa da pandemia, algumas aos poucos vão sendo liberadas, inclusive as de grande necessidade como apresentação de TCC em unidades educacionais, afim de liberar o aluno para a vida profissional.

E foi isso que aconteceu na Universidade Castelo Branco, quando alunos do curso Tecnólogo em Radiologia, realizaram de forma presencial, respeitando todos os protocolos de biossegurança, a apresentação e defesa de seus TCCs.

Numa sala especialmente reservada e preparada para a ocasião, o coordenador do curso, professor Samuel Pelegrineli, acompanhado dos professores Luciano Santa Rosa, docente do curso de Radiologia da UCB, e André da Silva Luiz, professor convidado, receberam 4 alunos para a defesa de seus trabalhos de conclusão, que souberam conduzir de forma excepcional os temas, baseados no que receberam de conteúdo em salas de aula.

Diversos foram os assuntos escolhidos pelos alunos, como o estudo das mamas em ressonância magnética e a utilização de exames por imagem no tratamento ao Covid-19”, abordados de forma precisa e com domínio da informação adquirida e transmitida na banca.

Por meio de questionamentos, os professores puderam trazer a relevância dos exames por imagem e em complemento à informação passada pelos alunos, enriquecer as apresentações.

Para o professor Samuel, apesar de todo esse distanciamento social, existe uma expectativa de que, mesmo com as aulas teletransmitidas, haja um aproveitamento por parte dos alunos e espera que, com a tão esperada liberação do MEC, a utilização dos laboratórios e centros de simulação da universidade possam ser disponibilizados aos alunos que, de forma organizada e previamente reservado, com número reduzido de participantes por sessões, estes possam treinar, assim como algumas modalidades de estágio pela prefeitura já estão sendo, gradualmente, liberadas.

O professor completa dizendo que, com a melhor infraestrutura de laboratórios e equipamentos em radiologia e centro de simulação realística, o aluno se prepara para gerenciar serviços nas áreas médicas e odontológicas. Este futuro profissional passará por aulas especificas de medicina nuclear, radioterapia e radiologia industrial, visando à atuação em diversas áreas que necessitam dessa prática em radiologia.

Tags