Universidade Castelo Branco e Rádio Costa Verde promovem Bate-Papo sobre a Saúde da Mulher

A conversa contou com uma bancada composta por mulheres que discutiram o assunto abertamente

O mês de março é dedicado à mulher e, sabendo disso, a saúde e o bem-estar femininos são temas bastante abordados, mas, ao mesmo tempo, complexos, por envolverem aspectos físicos, emocionais e sociais. Questões como a adolescência, o início da vida sexual, a menopausa e a prevenção de doenças que afetam a população feminina são pautas fundamentais.

Pensando nisso, e em parceria com a Universidade Castelo Branco, a Rádio Costa Verde FM promoveu, nessa segunda-feira (24/03), um bate-papo com temas essenciais às campanhas “Março Lilás”, que conscientiza sobre o câncer de colo de útero, e “Março Amarelo”, que reforça as discussões sobre a endometriose.

Para a conversa, as convidadas foram a coordenadora do curso de Enfermagem da UCB, professora Paula Louzada, a empresária e locutora da Costa Verde, Amanda Siqueira, e a também locutora Michele Carvalho, conhecida como “Burguesinha”.

Entre os assuntos abordados, palavras como prevenção, diagnóstico precoce e tratamento ganharam destaque, evidenciando a relevância do tema.

Com mais de 10 anos de atuação em Enfermagem, a professora Paula Louzada destacou a importância desse diálogo logo no início da semana. “No mês de março, temos as campanhas Março Amarelo e Lilás, que chamam a atenção para a endometriose e para o câncer de colo de útero. São doenças que podemos detectar precocemente, melhorando a qualidade de vida da mulher e, caso necessário, proporcionando um tratamento eficaz e até a cura, dependendo do estado de saúde dela. Por isso, a detecção precoce é fundamental. ”

A entrevista, realizada no formato de roda de conversa, foi transmitida ao vivo pela Rádio Costa Verde e pelo canal da emissora no YouTube. O público pôde participar enviando perguntas em tempo real, que foram respondidas pela especialista.

A locutora Amanda Siqueira destacou a relevância do tema: “Acho de extrema importância que saúde e bem-estar da mulher sejam abordados em várias plataformas, porque informação nunca é demais. Quando temos profissionais capacitados e pessoas que talvez estejam passando pela mesma situação, é a combinação perfeita para tratar do assunto. ”

A saúde da mulher vai muito além das consultas de rotina. É um compromisso contínuo com o bem-estar físico, mental e emocional. Conversas como a de hoje, promovidas pela Rádio Costa Verde, são fundamentais para ampliar o acesso à informação e incentivar o autocuidado. Afinal, quando a mulher se cuida, ela fortalece não apenas a si mesma, mas toda a sociedade.

O importante é lembrar: prevenção e conhecimento são sempre os melhores aliados da saúde.

Você perdeu a entrevista com a Professora Paula Louzada?

Assista na íntegra no canal do Youtube da Rádio Costa Verde clicando AQUI!

Leia também