Universidade Castelo Branco e Rádio Costa Verde promovem Bate-Papo sobre a Saúde da Mulher

A conversa contou com uma bancada composta por mulheres que discutiram o assunto abertamente

O mês de março é dedicado à mulher e, sabendo disso, a saúde e o bem-estar femininos são temas bastante abordados, mas, ao mesmo tempo, complexos, por envolverem aspectos físicos, emocionais e sociais. Questões como a adolescência, o início da vida sexual, a menopausa e a prevenção de doenças que afetam a população feminina são pautas fundamentais.

Pensando nisso, e em parceria com a Universidade Castelo Branco, a Rádio Costa Verde FM promoveu, nessa segunda-feira (24/03), um bate-papo com temas essenciais às campanhas “Março Lilás”, que conscientiza sobre o câncer de colo de útero, e “Março Amarelo”, que reforça as discussões sobre a endometriose.

Para a conversa, as convidadas foram a coordenadora do curso de Enfermagem da UCB, professora Paula Louzada, a empresária e locutora da Costa Verde, Amanda Siqueira, e a também locutora Michele Carvalho, conhecida como “Burguesinha”.

Entre os assuntos abordados, palavras como prevenção, diagnóstico precoce e tratamento ganharam destaque, evidenciando a relevância do tema.

Com mais de 10 anos de atuação em Enfermagem, a professora Paula Louzada destacou a importância desse diálogo logo no início da semana. “No mês de março, temos as campanhas Março Amarelo e Lilás, que chamam a atenção para a endometriose e para o câncer de colo de útero. São doenças que podemos detectar precocemente, melhorando a qualidade de vida da mulher e, caso necessário, proporcionando um tratamento eficaz e até a cura, dependendo do estado de saúde dela. Por isso, a detecção precoce é fundamental. ”

A entrevista, realizada no formato de roda de conversa, foi transmitida ao vivo pela Rádio Costa Verde e pelo canal da emissora no YouTube. O público pôde participar enviando perguntas em tempo real, que foram respondidas pela especialista.

A locutora Amanda Siqueira destacou a relevância do tema: “Acho de extrema importância que saúde e bem-estar da mulher sejam abordados em várias plataformas, porque informação nunca é demais. Quando temos profissionais capacitados e pessoas que talvez estejam passando pela mesma situação, é a combinação perfeita para tratar do assunto. ”

A saúde da mulher vai muito além das consultas de rotina. É um compromisso contínuo com o bem-estar físico, mental e emocional. Conversas como a de hoje, promovidas pela Rádio Costa Verde, são fundamentais para ampliar o acesso à informação e incentivar o autocuidado. Afinal, quando a mulher se cuida, ela fortalece não apenas a si mesma, mas toda a sociedade.

O importante é lembrar: prevenção e conhecimento são sempre os melhores aliados da saúde.

Você perdeu a entrevista com a Professora Paula Louzada?

Assista na íntegra no canal do Youtube da Rádio Costa Verde clicando AQUI!

Leia também

UCB reforça ações de conscientização no Outubro Rosa

Universidade promove atividades práticas sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero Outubro chegou e trouxe com ele a responsabilidade de conscientizar a todos sobre uma questão importantíssima e que, em muitos casos, é

Leia mais »

Sustentabilidade em ação: UCB é certificada por energia limpa

A instituição passa a integrar grupo de organizações que utilizam fontes renováveis em seu fornecimento de energia. Você sabe o que é “Energia Elétrica Renovável”? As energias renováveis são uma alternativa que contribui para a preservação da natureza, gera menor

Leia mais »

Alunos de Medicina promovem ação de vacinação

Uma aula prática da UCB que permite aos alunos vivenciar a prática adquirida em sala de aula Alunos do 3º período do curso de Medicina da Universidade Castelo Branco realizaram, na quarta-feira, 1º de outubro, uma ação de conscientização e

Leia mais »