UCB sedia importante reunião com autoridades

Evento reuniu forças de segurança e sociedade civil para debater soluções para problemas que afligem à sociedade

Nesta quinta-feira, (29/05), a Universidade Castelo Branco (UCB), em Realengo, foi sede de uma importante reunião do Conselho Comunitário de Segurança Pública da 14ª Área Integrada de Segurança Pública (AISP 14). O encontro recebeu diversas autoridades para tratar questões pertinentes à região, aos bairros adjacentes e à cidade como um todo.

Discutir desafios como violência urbana, mapear os principais problemas enfrentados pelas comunidades locais e buscar, de forma conjunta entre os serviços públicos, soluções para a promoção da paz foram pautas levantadas pela população presente.

Podas de arvore e substituição de iluminação pública, responsabilidade da Prefeitura, mas que afetam diretamente na segurança do local são exemplos de integração entre as instituições com a finalidade de prover maior qualidade de vida para os moradores.

Entre os convidados estavam representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Bangu), os comandantes do 25º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Realengo e do 14º Batalhão da Polícia Militar (14º BPM), os delegados das 33ª e 34ª Delegacias da Polícia Civil (Realengo e Bangu), o comandante da 5ª Inspetoria da Guarda Municipal, representantes da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), da Prefeitura do Rio, por meio da Gerência Executiva Local (GEL), lideranças comunitárias, representantes de ONGs da região e moradores locais, recebidos pela Pró-Reitora Acadêmica da UCB, professora Gabriela Bastos.

Segundo os organizadores, a proposta do evento é sempre fomentar o diálogo aberto e democrático entre as forças de segurança e a população, fortalecendo a participação e integração com as pessoas e a construção de políticas públicas mais efetivas e conectadas à realidade da região.

“Em todo o Estado do Rio de Janeiro, existem conselhos comunitários de segurança, que são instituições vinculadas ao Instituto de Segurança Pública e que têm como objetivo fazer a integração entre a Polícia Militar, a Polícia Civil, as demais forças de segurança e os serviços públicos e, com isso, levar à sociedade a aproximação dessas autoridades”, afirmou Sales Moreno, presidente do Conselho.

Ele completa: “Hoje estamos na Universidade Castelo Branco, que cedeu o espaço para receber a reunião do Conselho Comunitário de Segurança Pública. A você, esteja onde estiver, busque mais informações sobre o conselho e saiba como ele pode mudar a segurança da sua região. ”

A reunião na UCB reforça a importância da integração entre instituições de segurança e os diversos setores da sociedade, para, dessa forma, fortalecer os laços junto à população, com ações preventivas, atuação intersetorial e a presença mais efetiva do Estado nos territórios vulneráveis.

Para ver mais fotos, clique AQUI!

Leia também

Colégio Militar recebe instituições de ensino

Universidade Castelo Branco é uma das convidadas para expor seus cursos de graduação A Universidade Castelo Branco participou, no sábado (07/06), da Feira de Informações Profissionais promovida pelo Colégio Militar do Rio de Janeiro, no bairro do Maracanã, uma das

Leia mais »

UCB Realiza Semana de Educação Física 2025.1

O evento de integração entre alunos, professores e profissionais da área aconteceu com programação intensa De 25 a 31 de maio, a Universidade Castelo Branco realizou a tradicional “Semana de Educação Física”.O evento teve início no domingo (25), com um

Leia mais »