UCB recebe o Campeonato Brasileiro de Pentatlo Moderno

Nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, das 06h às 12h, a Universidade Castelo Branco sediará o último Campeonato Brasileiro de Pentatlo Moderno de 2023. O torneio acontecerá no Centro Esportivo Castelo Branco, com atividades na piscina olímpica e no ginásio poliesportivo, além da pista de atletismo da UCB e a participação dos atletas que disputaram os Jogos Pan-Americanos 2023, em Santiago, no Chile.

O Pentatlo Moderno é um desporto olímpico composto por cinco modalidades diferentes: hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo e corrida. O vencedor é aquele que obtiver o melhor desempenho geral na somatória de pontos, além de ser considerado o atleta mais completo.

Conheça as regras assistindo o vídeo abaixo.

As árbitras internacionais de Pentatlo Moderno Caroline Santos e Daniella Alexandria explicam as regras do desporto.

A competição reúne atletas do Brasil inteiro e o último campeonato do ano é considerado o mais importante, pois espera-se que os competidores estejam no pico de suas performances, o que faz com que o torneio seja ainda mais disputado. A estrutura do Centro Esportivo Castelo Branco atende aos requisitos da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno com o novo formato de 90 minutos.

De acordo com a Daniella Alexandria, árbitra internacional e coordenadora da equipe de base de Pentatlo Moderno da UCB, é muito importante que a instituição receba este evento, por se tratar de um ambiente de ensino. “O Pentatlo está adentrando a instituição com muitas pesquisas sendo desenvolvidas e passando o conhecimento de suas disciplinas dentro da graduação de Educação Física. Essa aproximação entre a ciência e a prática faz o esporte crescer, além de enriquecer a formação desses atletas”, afirma.

Para Caroline Santos, árbitra internacional de Pentatlo Moderno, o esporte é um transformador de seres humanos. “Você aprender e vivenciar em um meio competitivo, de forma saudável e agrupadora, cria um vínculo que eu acho fundamental. É o poder do esporte na vida das pessoas. Todos deveriam passar por isso, pelo menos, uma vez na vida, seja na infância, adolescência ou até mesmo na fase adulta”, completa.

O evento, que irá acontecer na Universidade Castelo Branco, em Realengo, será aberto para todos os estudantes da UCB, além dos moradores locais da região do entorno da instituição.

Leia também

Novembro Azul: especialista da Universidade Castelo Branco fala sobre saúde masculina e os desafios do combate câncer de próstata

“Precisamos reforçar a cultura do cuidado preventivo, da consciência corporal e da busca por serviços médicos. Muitos homens evitam exames por acreditarem que não são necessários até que algum problema surja”, aponta Paula Louzada, enfermeira especializada em saúde masculina e coordenadora do curso de Enfermagem da UCB

Leia mais »