Nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, das 06h às 12h, a Universidade Castelo Branco sediará o último Campeonato Brasileiro de Pentatlo Moderno de 2023. O torneio acontecerá no Centro Esportivo Castelo Branco, com atividades na piscina olímpica e no ginásio poliesportivo, além da pista de atletismo da UCB e a participação dos atletas que disputaram os Jogos Pan-Americanos 2023, em Santiago, no Chile.
O Pentatlo Moderno é um desporto olímpico composto por cinco modalidades diferentes: hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo e corrida. O vencedor é aquele que obtiver o melhor desempenho geral na somatória de pontos, além de ser considerado o atleta mais completo.
Conheça as regras assistindo o vídeo abaixo.
A competição reúne atletas do Brasil inteiro e o último campeonato do ano é considerado o mais importante, pois espera-se que os competidores estejam no pico de suas performances, o que faz com que o torneio seja ainda mais disputado. A estrutura do Centro Esportivo Castelo Branco atende aos requisitos da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno com o novo formato de 90 minutos.
De acordo com a Daniella Alexandria, árbitra internacional e coordenadora da equipe de base de Pentatlo Moderno da UCB, é muito importante que a instituição receba este evento, por se tratar de um ambiente de ensino. “O Pentatlo está adentrando a instituição com muitas pesquisas sendo desenvolvidas e passando o conhecimento de suas disciplinas dentro da graduação de Educação Física. Essa aproximação entre a ciência e a prática faz o esporte crescer, além de enriquecer a formação desses atletas”, afirma.
Para Caroline Santos, árbitra internacional de Pentatlo Moderno, o esporte é um transformador de seres humanos. “Você aprender e vivenciar em um meio competitivo, de forma saudável e agrupadora, cria um vínculo que eu acho fundamental. É o poder do esporte na vida das pessoas. Todos deveriam passar por isso, pelo menos, uma vez na vida, seja na infância, adolescência ou até mesmo na fase adulta”, completa.
O evento, que irá acontecer na Universidade Castelo Branco, em Realengo, será aberto para todos os estudantes da UCB, além dos moradores locais da região do entorno da instituição.