UCB Recebe Copa Rio e Copa Garança de Pentatlo Moderno

Jovens de todo o país desafiam seus limites em evento que combina tradição militar, espírito esportivo e inovação nas provas

A Universidade Castelo Branco recebeu, entre os dias 24 e 27 de abril, atletas de várias partes do país para importantes eventos: As tradicionais Copa Rio e Copa Garança de Pentatlo Moderno.

No Centro Esportivo da Universidade, o maior da região, os jovens disputaram todas as modalidades: esgrima, natação, a prova combinada chamada de Laser-Run (corrida e tiro a laser) e a recém-incorporada corrida de obstáculos.

Um dos 8 obstáculos do circuito da nova prova do Pentatlo Moderno – Foto: Bruno Cilento/Divulgação UCB

Conheça um pouco mais sobre as provas do pentatlo:

Esgrima: Os atletas se enfrentam em combates que duram 1 minuto. Vence o duelo quem conseguir tocar qualquer parte do corpo do adversário com a ponta da espada.
A esgrima é um esporte que exige concentração, agilidade, ótimo reflexo e poder de reação.

Natação: Assim como em qualquer prova de natação, o competidor precisa ser ágil, completando os 200 metros livre no menor tempo possível, recebendo assim mais pontos. Cada segundo mais rápido conta para atingir uma pontuação maior.

Pista de Obstáculos: Recém-incorporada ao Pentatlo Moderno, em substituição ao hipismo, a prova consiste em um circuito de 70 metros com 8 obstáculos, a maioria deles aéreos. Quem completar o percurso no menor tempo pontua mais. Caso o atleta caia em um dos obstáculos, recebe uma falta. Em uma segunda queda, é eliminado da prova.

Laser-Run (corrida + tiro a laser): Essa prova é diretamente influenciada pelas provas anteriores. Os pontos acumulados nas demais provas são convertidos em vantagem ou desvantagem no tempo de largada do competidor (handicap).
Exemplo: se o primeiro atleta tem 1.200 pontos e o segundo tem 1.190, o segundo largará 10 segundos depois.
Após a largada, os competidores correm 600 metros e param para o primeiro tiro. No total, eles correm cinco sequências de 600 metros, com quatro paradas para o tiro a laser.

Atleta do Peta Jovem RJ, medalha de ouro na Copa Rio de Pentatlo Moderno – Foto: Bruno Cilento/Divulgação UCB

Criado pelo Barão Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos da era moderna, o pentatlo moderno foi introduzido nas Olimpíadas de 1912, em Estocolmo, inspirado nas habilidades exigidas de um soldado ideal do século XIX.

O conceito do pentatlo moderno remonta ao pentatlo da Grécia Antiga, que incluía provas como corrida, salto em distância, arremesso de disco, arremesso de dardo e luta. Na versão moderna, Coubertin adaptou essas ideias para refletir as competências de um oficial militar, incorporando esgrima, natação, hipismo, hoje dando lugar à corrida de obstáculos, além das provas combinadas de tiro e corrida, conhecidas como laser-run.

No Brasil, o grande destaque no esporte é a brasileira Yane Marques, que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, tornando-se a única representante da América do Sul a subir ao pódio no pentatlo moderno até o momento.

Yane esteve presente nesta edição da Copa Garança, realizada na Universidade Castelo Branco, e falou sobre a importância da disseminação do pentatlo no país: “Estar aqui na Castelo Branco, nessa região, trazendo um pouco da energia desse esporte para vocês, é muito especial.
Estamos falando de uma modalidade olímpica, com muitos atletas sendo revelados, se apaixonando pelo esporte, se dedicando, para que, em breve, estejamos muito bem representados, como sempre buscamos fazer no pentatlo moderno”, disse..

Ela completa: “Vivi o esporte por 13 anos da minha vida. Foram campeonatos pan-americanos, três Jogos Olímpicos… E agora, voltar aqui e me reconectar com essa modalidade à qual dediquei a minha vida é algo realmente especial“.

Etapa do Laser-Run, tiro a laser depois de 600 metros de corrida – Foto: Bruno Cilento/Divulgação UCB

A Copa Garança é uma competição esportiva organizada pelo Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), direcionada aos alunos-atletas dos colégios militares. O evento, realizado na UCB, reuniu 60 atletas de 13 colégios, promovendo a prática esportiva e o espírito de equipe.

O nome Garança é uma referência ao mascote dos colégios militares, que simboliza coragem, disciplina e espírito de equipe, valores claramente demonstrados ao longo dos quatro dias de competição.

Como apoiadora e conhecida como “A Casa da Educação Física”, a Universidade Castelo Branco recebe em suas instalações o “Projeto Penta Jovem Rio”, um programa da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) que visa desenvolver jovens atletas e promover a modalidade por todo o Brasil. Um dos principais centros de treinamento está localizado no campus Realengo da UCB, oferecendo amplo espaço, competições e apoio técnico para os jovens, o futuro desse importante esporte olímpico.

Para mais informações sobre o Pentatlo Moderno, acesse:

Site Oficial da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno

Instagram Oficial da Confederação

Instagram do Projeto CT PentaJovem Rio (Universidade Castelo Branco)

Leia também