UCB e Secretaria Municipal de Saúde realizam Vacinação contra a Gripe

Parceria com a Clínica da Família Armando Palhares leva imunização contra a Influenza ao campus Realengo e reforça o compromisso da UCB com a saúde pública

Lançada oficialmente pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e coordenada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Semana Mundial da Imunização, que ocorre de 24 a 30 de abril, tem como tema ‘Imunização para todos é humanamente possível’. A campanha destaca a importância da vacinação e o combate à desinformação sobre vacinas.

Dados do Ministério da Saúde apontam que, entre 2023 e 2024, houve um aumento significativo na cobertura vacinal de 13 das 16 principais vacinas aplicadas pelo SUS, disponíveis no calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A vacina Tríplice Bacteriana se destacou, passando de 63,9% para 76,6%.

A Universidade Castelo Branco, referência na oferta de cursos na área da saúde e ciente da importância do tema, realizou, em parceria com a Clínica da Família Armando Palhares, uma ação de vacinação contra a gripe (Influenza). A iniciativa atraiu um público diversificado, composto por professores, alunos, funcionários administrativos e de apoio da UCB.

A professora Paula Louzada, coordenadora do curso de Enfermagem, apoiou a ação e comentou sobre a importância da vacinação e a ação dentro da universidade: “A prática de se vacinar é um exercício de cidadania, e essa ação é importante justamente por isso. Vacinar-se ajuda a prevenir doenças e, nós, como a ‘Universidade da Saúde’, precisamos dar o exemplo, tanto na promoção desse tipo de atividade quanto na participação nela. A campanha de vacinação é a base de tudo. ”

Professora Paula Louzada acompanhada dos profissionais da Clínica da Família Armando Palhares – Foto: Bruno Cilento/Divulgação UCB

Iniciada pelos grupos prioritários, a vacina contra a gripe (Influenza) já pode ser tomada por qualquer pessoa, desde que observadas algumas orientações:

– Não estar apresentando sintomas gripais, dengue ou covid-19;

– Caso tenha tido alguma dessas doenças, aguardar a melhora clínica total para se vacinar;

– É necessário apresentar o CPF.

A ação, que ocorre com frequência na universidade, levará a vacinação ao campus Realengo em outras duas ocasiões: na próxima terça-feira (29/04) e no dia 10/05 (sábado), durante o tradicional “UCB de Portas Abertas”. O evento reúne todos os cursos e contará com oficinas práticas sobre temas ligados à saúde, Júri Simulado do curso de Direito, apresentações teatrais, rodas de conversa, visita guiada ao campus, atividades ao ar livre e show de talentos com apresentações musicais e exposições, além da ação vacinal.

Pelo menos 154 milhões de vidas foram salvas nos últimos 50 anos graças às vacinas. Houve uma melhora de 40% na sobrevivência infantil, sendo o imunizante contra o sarampo, responsável por 60% dessas vidas salvas.

Valorize e participe das campanhas de vacinação.

Além de ampliar a cobertura vacinal, elas permitem que doenças sejam controladas, e até erradicadas.

Vacina é vida. Vacine-se!

Para maiores informações, siga @ucbrj ou acesse o site www.castelobranco.br

Leia também

Universidade Castelo Branco Recebe Torneio de Natação

A 2ª edição da Copa Rio Pró de Natação contou com a participação de diversas academias, alunos e entusiastas do esporte A Universidade Castelo Branco (UCB) sediou, neste sábado (12/04), um torneio de natação que movimentou o cenário esportivo da

Leia mais »