Semana Acadêmica do Direito da UCB terá palestras com representantes da Advocacia-Geral da União, do Tribunal de Justiça e do Ministério Público

Evento estimula a troca de experiências entre estudantes e profissionais experientes, além de contar com júris simulados que colocam em prática o conteúdo aprendido ao longo do semestre

A Semana Acadêmica do Direito da Universidade Castelo Branco começa na próxima segunda-feira (02/12), aproximando estudantes e profissionais experientes em diferentes áreas de atuação por meio de palestras e audiências simuladas que visam complementar a formação dos discentes. A iniciativa segue até sexta-feira (06), abordando assuntos como mediação e conciliação de conflitos, violência doméstica e antirracismo cultural, além de contar com simulações de júri cível e trabalhista. Durante as palestras também haverá a arrecadação anual de alimentos não perecíveis, que serão destinados à ONG Nós e as Crianças, projeto que atende jovens em situação de vulnerabilidade em Bangu. 

A coordenadora do curso e idealizadora do evento, professora Terezinha Rosa, explica que a Semana Acadêmica é uma forma de agregar novos conhecimentos aos alunos com a troca de experiência com profissionais renomados, além de colocar em prática o que foi aprendido ao longo do semestre. “O evento é uma oportunidade de consolidar os conhecimentos adquiridos durante todo o período, permitindo que nossos alunos pratiquem ativamente o que aprenderam em atividades como os júris simulados, que são baseados em histórias criadas ou casos concretos”, afirma. 

Foram convidados para falar sobre os temas a psicóloga Aline Almeida, analista judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e chefe do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Bangu; a advogada, professora e palestrante Jordana Teza; o professor Paulo Pereira, Procurador Federal da Advocacia-Geral da União; Jeferson Spezani, tabelião substituto do 31º Cartório de Bangu; Yedda Ching San, juíza da 2ª Vara Criminal da Regional de Bangu; e Vitor Becker, delegado da Polícia Civil do Estado do Rio.

Confira o cronograma da Semana Acadêmica do Direito UCB:

Segunda-feira (02/12)

9h – Mediação e conciliação 
Palestrante: Aline Almeida, psicóloga e pós-graduada em Psicologia Jurídica, analista judiciário do TJRJ e chefe do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Bangu.
Local: Sala Multiuso – Bloco B

19h – Direito ambiental  
Palestrante: Ma. Jordana Teza, advogada, professora, palestrante e pesquisadora; mestre em Direito e doutoranda em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas.
Local: Sala Nair Mulls – Bloco A

Terça-feira (03/12)

10h – (Re)existências negras: processos de patrimonialização quilombola, o antirracismo cultural e a narrativa da Nação 
Palestrante: Prof. Dr. Paulo Pereira, pós-doutorando em Direito, na área de concentração em Teoria do Estado e Direito Constitucional; professor da UFRRJ e Procurador Federal da AGU.
Local: Sala Multiuso – Bloco B

18h30 – Inventário extrajudicial
Palestrante: Dr. Jeferson Spezani, tabelião substituto do 31º Cartório de Bangu e pós-graduado em Direito Notarial e Registral 
Local: Sala Nair Mulls – Bloco A

Quarta-feira (04/12)

8h30 – Estudo de caso concreto sobre violência doméstica
Debatedores: Alunos do NPJ 4 – Direito de família
Professora de apoio: Terezinha Rosa
Local: Sala Multiuso – Bloco B

10h – Violência doméstica
Palestrante: Yedda Ching San, juíza da 2ª Vara Criminal da Regional de Bangu
Local: Sala Multiuso – Bloco B

19h – Júri simulado penal
Professores organizadores: Nívia Mendonça e Luciano Filizola
Local: Sala Nair Mulls – Bloco A

Quinta-feira (05/12)

10h – Audiência simulada cível
Professora organizadora: Terezinha Rosa / Liga organizadora: Liga Acadêmica do Direito (Ladir)
Local: Sala Multiuso – Bloco B

19h – Audiência simulada trabalhista
Professores organizadores: Nívia Mendonça e Fábio Conde
Local: Sala Nair Mulls – Bloco A

Sexta-feira (06/12)

10h – Apresentação da Liga Acadêmica do Direito
Local: Sala Multiuso – Bloco B

19h30 – A atuação do delegado de polícia como primeiro garantidor dos direitos fundamentais
Palestrante: Vitor Becker, delegado da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ)
Local: Sala Nair Mulls – Bloco A

Leia também