Cooperação foi estabelecida em 2024, visando a melhoria dos serviços prestados à sociedade, além de oportunidades de estágio aos alunos da instituição de ensino
Desde maio do ano passado, a parceria entre a Universidade Castelo Branco e a empresa social Viva Rio tem fortalecido ações voltadas à saúde, assistência social, esporte e educação. O convênio, firmado em 2024, beneficia estudantes, profissionais e a comunidade, ampliando oportunidades de estágio para alunos da instituição de ensino e promovendo projetos de impacto social em diferentes territórios da cidade.
A colaboração entre as instituições combina a infraestrutura acadêmica da UCB, como os centros de simulação realística, centro esportivo e laboratórios multidisciplinares, com a vasta rede de saúde da Vivo Rio, que atua como Organização Social de Saúde (OSS) e conta mais de 70 clínicas da família, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e hospitais, incluindo de alta complexidade. Pró-reitora acadêmica da UCB, a professora Gabriela Bastos Soares destaca o alcance da iniciativa. “Buscamos parcerias que não só qualificam nossos alunos, mas também promovem o bem-estar da comunidade. Essa colaboração nos permite ampliar nossa atuação e desenvolver competências essenciais para o mercado de trabalho”, afirmou em entrevista ao podcast UCB In Foco.
Um dos exemplos dessa promoção da cidadania acontece por meio do fomento às práticas esportivas aos usuários dos serviços do Viva Rio no Centro Esportivo Castelo Branco (CECB). É o caso da Academia Pérolas Negras, projeto que alia futebol e educação e faz uso da infraestrutura da universidade para realizar treinos e seletivas. Fundado no Haiti, o clube hoje é parte da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) e tem entre seus atletas adolescentes de áreas de baixo poder aquisitivo da capital fluminense, jovens haitianos e refugiados da Síria.
Além das oportunidades de estágio e o comprometimento com o desenvolvimento social, a parceria contempla ainda bolsas de estudos em cursos de graduação e pós-graduação para trabalhadores do Viva Rio na Universidade Castelo Branco, além de cursos de menor duração alinhados às demandas específicas da organização. Para o reitor da UCB, professor Aníbal Gil Lopes, o convênio reforça a missão de ambas as instituições, sobretudo com o objetivo de fortalecer socialmente a Zona Oeste, berço da universidade. “A Universidade Castelo Branco se estabeleceu na região como instrumento de transformação social e há mais de 50 anos desempenha um papel importante na inclusão e pacificação. É uma aliança baseada em valores comuns e no compromisso de desenvolver a localidade e as pessoas que nela vivem”.
Coordenador-geral de Saúde do Viva Rio, José Ricardo vê na união um marco estratégico. “Temos visões muito pertinentes daquilo que queremos construir e temos estruturas que podem se complementar. O Viva Rio vê essa parceria como um grande canal de desenvolvimento que pode apoiar a ampliação tanto do nosso trabalho quanto da universidade”, pontuou durante a assinatura do convênio.
Parceria com Hospital Central do Exército e Sindicato dos Policiais Civis do RJ
Além do convênio com o Viva Rio, a Universidade Castelo Branco também estabeleceu parcerias no ano passado com o Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Rio (Sindpol/RJ) e com o Exército Brasileiro. A cooperação com as instituições garante mais oportunidades de estágios voltadas para alunos da universidade, como no Hospital Central do Exército e nas policlínicas de saúde do exército, além de proporcionar uma formação acadêmica de qualidade e o desenvolvimento profissional dos trabalhadores dessas instituições.