Outubro Rosa: Curso de Medicina da Universidade Castelo Branco convida Médica Oncologista para palestrar sobre o tema

Outubro começou com a missão de conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e nada melhor do que o Curso de Medicina da UCB para organizar uma palestra que trate do tema. Para isso, na última terça-feira (3), a Universidade Castelo Branco promoveu uma verdadeira aula teletransmitida com uma convidada muito especial. A Mastologista Fabiana Makdissi.

Durante a atividade, a médica com mais de 25 anos de experiência, compartilhou um pouco sobre sua vida profissional e como lidou com a doença, já que também teve câncer de mama e como ela mesma disse, “uma vez que tenha sido paciente, será sempre paciente”.

A atividade sendo conduzida pelo Professor Anibal Gil Lopes, coordenador do curso de Medicina da universidade – Foto: Bruno Cilento/UCB

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que para o próximo triênio (2023-2025), haja um aumento no número de pessoas com a doença, sendo o câncer de mama, detentor da preocupante marca de 73 mil novos casos, seguido do câncer de próstata com 71 mil.

Em um dos momentos, a palestrante falou sobre quando, após receber seu diagnóstico de câncer de mama, conversava com sua médica. Ela disse: “Quando tive câncer de mama, estava muito assustada e durante conversa com a oncologista que me atendia, questionei sobre a frase ‘a ignorância é uma benção’ ser verdadeira e ela disse para eu nunca mais falar isso. Me respondeu com a frase ‘O conhecimento empodera e oferece escolhas’, o que me fez pensar bastante”.

Com um jeito acolhedor de falar, Fabiana Makdissi conduziu uma aula sobre o câncer de mama, sobre como lidar com o problema, a importância do diagnóstico precoce, da busca pela mamografia, do auto exame e de não desistir. Continuar vivendo, mostrando para o problema que você é forte e que nada vai te abater.

Observe os sinais que seu corpo dá, faça o auto exame e procure um médico regularmente.

Tags