Outubro Rosa 2023: UCB promove eventos de conscientização sobre o câncer de mama

Com o objetivo de divulgar informações sobre o câncer de mama, a Universidade Castelo Branco promoverá dois eventos para conscientização da doença. O primeiro, que ocorrerá nesta terça-feira (03), às 17h15, vai tratar sobre tudo o que você precisa saber sobre o tema. Já o segundo, que será no dia 7 de outubro, às 9h, vai promover um curso sobre exame físico e preventivo da mulher, com foco na enfermagem.

A iniciativa é do curso de Medicina e da Liga Acadêmica em Cuidados de Enfermagem, os palestrantes serão a médica oncologista, dra. Fabiana Makdissi, e a coordenadora do curso de Enfermagem da UCB, a professora Paula Louzada.

O curso de Educação Física da UCB também vai promover um ‘aulão’ funcional na Praia da Barra da Tijuca, no dia 15 de outubro, às 8h. As atividades de extensão contarão com emissão de certificado, além de horas complementares para todos os participantes.

Câncer de Mama

O câncer de mama é um tumor causado pela multiplicação desordenada de células animais da mama, com potencial de invadir outros órgãos. A doença é a que mais acomete as mulheres, mas também pode acometer homens, apesar de raro, representando 1% do total de casos. Estima-se que, até 2025, mais de 74 mil novos casos de câncer de mama serão registrados no país.

Fatores de Risco

Não existe uma única causa para o câncer de mama. Os fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, como idade, comportamentos, fatores genéticos, entre outros.

Outubro Rosa 2023

Os eventos são em apoio à campanha Outubro Rosa, criada em 1990, para conscientização da detecção precoce da doença. A Universidade Castelo Branco, como instituição focada em Saúde, não poderia deixar de contribuir. Participe!

Tags