Maio Laranja: Curso de Direito da UCB Promove Conscientização Contra o Abuso e Exploração Sexual

O curso de Direito da Universidade Castelo Branco (UCB) está à frente na campanha Maio Laranja, uma importante iniciativa nacional de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Coordenada pela professora Terezinha Rosa Guimarães, a programação inclui palestras e debates que visam educar e mobilizar a comunidade acadêmica sobre essa grave questão social.

No último dia 23 de maio, duas atividades marcaram o calendário do Maio Laranja na UCB. Pela manhã, a professora Dra. Patricia Mota, coordenadora do curso de Pedagogia, ministrou uma palestra sobre a Lei 14.811/2024, que estabelece diretrizes para a prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de menores em ambientes educacionais, Na ocasião, a professora destacou a importância da formação e conscientização dos profissionais da educação.

À noite, a Sala Nair Mulls foi palco de uma enriquecedora roda de conversa sobre conscientização e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento contou com a participação virtual do desembargador Siro Darlan, renomado jurista, e com a presença de sua representante, Dra. Renata Soares. Além disso, contribuíram para o debate as advogadas Ana Paula Mengual e Bruna Gonçalves, representando a OAB Bangu e Camila Rodrigues, da CAARJ, que falou sobre os benefícios oferecidos aos advogados e estudantes de Direito. Os professores da UCB, como Fabio Conde, do curso de Direito, e João Nadaes, da Psicologia, também enriqueceram a discussão com suas perspectivas acadêmicas e profissionais.

No dia 20 de maio, mais um evento relevante foi realizado dentro do Maio Laranja. A palestra contou com a participação de Aline Almeida Da Silva Gabriel, que abordou o tema “Mediação no CEJUSC – Centro de Justiça e Solução de Conflitos”. Ariane Bernardo, psicóloga do Neam da Casa da Mulher Carioca Dinah Coutinho, também esteve presente. A programação foi enriquecida pela palestra da advogada Loara Oliveira, que falou sobre sua experiência como pós-graduada em Advocacia Criminal, advogada voluntária na São Martinho e ex-conselheira tutelar de Prado-BA. Ela que também é ex-membro da Comissão de Direitos Humanos da OABRJ e orientadora jurídica da SPMRio, trouxe uma perspectiva prática e engajada na defesa dos direitos humanos.

Os eventos do Maio Laranja organizados pela UCB têm sido um sucesso, promovendo um espaço de diálogo e reflexão sobre a importância de combater o abuso e a exploração sexual infantil. A universidade continua sua programação ao longo do mês, reforçando seu compromisso com a proteção e os direitos das crianças e adolescentes.

Para mais informações e para acompanhar a programação completa, acesse o link abaixo:

https://castelobranco.br/tag/maio-laranja

Tags

Leia também