De terça (1) a sexta-feira (4), o evento reunirá estudantes, profissionais e a sociedade civil para discutir temas voltados para a saúde da população
Começa nesta terça-feira (01/10) a II Jornada da Psicologia da Universidade Castelo Branco, que reúne estudantes, profissionais e a comunidade para discutir questões centrais relacionadas à área do conhecimento. Com uma programação extensa, o evento vai até sexta-feira (04) e contará com palestras, oficinas e mesas paralelas que debaterão temas com foco na saúde, passando por questões sociais e éticas. Organizada por alunas e alunos de Psicologia, a iniciativa conta ainda com parceria com os cursos de Enfermagem e Biomedicina. Os encontros serão abertos ao público.
A jornada tem como referência os seminários promovidos pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP), reunindo profissionais de renome para fomentar as perspectivas de visões múltiplas, o aprimoramento das práticas psicológicas e o cuidado com o paciente. Estarão presentes membros da sociedade civil, representantes do CRP e especialistas de diversas áreas.
Entre os destaques da programação, estão palestras sobre bioética, saúde mental e políticas públicas, além de rodas de conversa e oficinas de manejo. A jornada visa fortalecer o diálogo entre os pares e promover o desenvolvimento técnico e ético da Psicologia e demais campos do conhecimento, sempre com um olhar atento às demandas sociais.
Peça “Uma tomada de decisão” marca encerramento do primeiro dia
Na noite desta terça-feira, às 20h30, o Teatro da UCB recebe a apresentação da peça “Uma tomada de decisão”, estrelada por estudantes de Psicologia. Criada a partir da visita técnica realizada por alunas e alunos do curso ao Museu da Loucura, em Minas Gerais, a peça traz à tona questões existenciais por meio da personificação da loucura, que transita entre dois núcleos: família e clínica. O espetáculo convida o público a refletir sobre a importância da saúde mental e os limites entre racionalidade e loucura, ao mesmo tempo que critica a abordagem tecnicista na saúde, focada no funcionamento biológico do corpo.
A II Jornada da Psicologia da UCB segue até sexta-feira, com uma série de atividades que abordarão desde a atuação do psicólogo em políticas públicas até questões de gênero e saúde mental.
Programação Completa:
Terça-feira (01/10):
– 9h30 às 10h: Solenidade de abertura (Mesa com representantes da Liga e Núcleo + Gabriela Bastos)
– 10h às 13h: Apresentação de trabalhos
– 13h às 17h: Ética e Bioética (Profª Danielle Besseler, Curso de Enfermagem)
– 18h às 19h30: Apresentação de trabalhos
– 20h30: Espetáculo de Teatro: “Uma tomada de decisão” (Estrelado por alunos de Psicologia da UCB)
Quarta-feira (02/10):
– 9h às 10h30: Como o trabalho pode operar saúde? (Profª Cristiane)
– 10h30 às 12h30: Teoria Cognitiva Comportamental (TCC) (Profª Gabriela Braz)
– 14h: Oficinas e rodas de conversa propostas por alunos e professores
– 15h: Comunicação não-verbal (LACE – Liga Acadêmica de Cuidados de Enfermagem)
– 18h30 às 19h30: Deficiências ocultas (Natália Insuelas)
– 19h30 às 21h30: Maternidade e contemporaneidade: as diversas formas do maternar (Bárbara Rocha e Débora Fortes)
Quinta-feira (03/10):
– 9h às 10h30: A atuação do psicólogo na Atenção Psicossocial e Saúde Pública (Juliana Camará e Lucas Oliveira)
– 10h30 às 12h: O caminho da Psicologia nas políticas públicas (Mônica Sampaio, CRP)
– 14h: Oficina de manejo lúdico e confecção de material terapêutico (Sônia Regina)
– 14h: Oficina de primeiros passos de um socorro – Suporte Básico de Vida (Liga Acadêmica de Emergências e Resgates)
– 18h30 às 19h30: Palestra sobre Psicanálise e Literatura (Tamyris Torres) + convite para I FLIPR (Feira Literária Parque Realengo)
– 19h30 às 21h30: Palestra (Talita Baldin e Juliany Pereira)
Sexta-feira (04/10):
– 9h às 10h30: Diagnóstico não é estigma! Perspectiva contemporânea da avaliação (Prof. Waldir Toledo e Profª Michelle Gitahy)
– 10h30 às 12h: Empreendedorismo na Saúde (Profª Paula Louzada, Curso de Enfermagem)
– 14h: Bem-estar e estética (Lucas Tiné, coordenador de Biomedicina)
– 18h às 19h30: Entre o desejo e o silêncio: um olhar para o lugar da sexualidade na formação em Psicologia (Paula Viana)– 19h30 às 21h30: Questões de gênero e comunidades terapêuticas (Helder Bello, CRP)