I Simpósio Virtual de Saúde e Meio Ambiente e lançamento da revista científica da UCB são destaques do mês de outubro

Em 21 e 22 de outubro, acontecerá o I Simpósio Virtual de Saúde e Meio Ambiente da UCB. Serão dois dias de palestras com diversos convidados que falarão sobre os desafios enfrentados diante de uma pandemia mundial, febre amarela e ritmos circadianos em insetos vetores.

E, para começar a primeira edição do evento com o pé direito, será lançada a Spatium Scientiarum, revista acadêmica científica da UCB. A publicação terá artigos de professores e convidados sobre temas que envolvem a área de saúde e meio ambiente.

A publicação é a retomada de uma tradição da universidade em dar espaço para a divulgação científica.

Todas as palestras serão transmitidas pelo Teams e pelo canal do Youtube da UCB, que você pode acessar clicando aqui.

Confira a programação:

Acesse as palestras pela plataforma Microsoft Teams:

Dia 21

14 – 14h50 – A importância da multidisciplinariedade no enfrentamento da COVID-19: a experiência do NUPEM-UFRJ Macaé | Prof. Dr. Rodrigo Nunes da Fonseca/UFRJ

15h – 15h 50 – As arboviroses e os desafios de enfrentamento durante a pandemia da Covid-19 | Profa. Dra. Tatiana Nascimento Docile (UERJ/FIOCRUZ)

16h – 16h50 – Saúde e Meio Ambiente: A educação em tempos de pandemia | Profa. Dra. Valéria Vieira (IFRJ)

Dia 22

13h – 13h50 – Aspectos Bioecológicos de Haemagogus (Diptera: Culicidae), Vetores Silvestres do Vírus da Febre Amarela no Brasil? | Prof. Dr. Jerônimo Alencar (FIOCRUZ)

14h – 14h50 – Ritmos circadianos em insetos vetores | Prof. Dr. Paulo Roberto de Amorettty (UNIFOA)

15h – 15h50 – Pandemias: uma abordagem histórica e perspectivas futuras | Prof. Dr. Wendel de Mattos Pompilho (UFF)

16h – 16h50 – Letramento científico e Covid-19: A utilização da divulgação científica no enfrentamento de emergências sanitárias | Prof. Dr. Guilherme Inocêncio Matos (CEFET-RJ)

Tags

Leia também

Novembro Azul: especialista da Universidade Castelo Branco fala sobre saúde masculina e os desafios do combate câncer de próstata

“Precisamos reforçar a cultura do cuidado preventivo, da consciência corporal e da busca por serviços médicos. Muitos homens evitam exames por acreditarem que não são necessários até que algum problema surja”, aponta Paula Louzada, enfermeira especializada em saúde masculina e coordenadora do curso de Enfermagem da UCB

Leia mais »