Apneia do Sono é tema de palestra realizada pelo curso de Fisioterapia

O evento ocorreu nesta terça-feira (14), na sala Nair Muls

Alunos pós-evento. FOTO: Divulgação/ UCB.

Com o objetivo de melhorar a qualidade de assistência para pacientes respiratórios, os alunos do curso de Fisioterapia participaram de uma palestra sobre Fisioterapia de Apneia do Sono, nesta terça-feira (14). O evento trouxe práticas fisioterapêuticas aos estudantes, agregando conhecimento nas disciplinas que tratam sobre fisioterapia em cardiologia e fisioterapia respiratória, além das atividades nos estágios.

O professor Dr. João Moreno, que ministrou a palestra, informa que os pacientes que tem apneia obstrutiva do sono têm uma grande probabilidade de serem acometidos por outras doenças, principalmente as cardiovasculares, como insuficiência cardíaca ou até mesmo um AVC. “É muito importante que o fisioterapeuta saiba monitorar esses pacientes, além de dar orientações com relação a higiene do sono”, completa.

Professor Dr. João explica sobre o que é apneia e fisioterapia do sono.

O coordenador do curso de Fisioterapia, professor Rogério Ultra explica que os estudantes podem encontrar durante o estágio muitos pacientes que tenham complicações durante o sono. “Os alunos precisam estar preparados para melhorar a qualidade de assistência, entendendo que muitos pacientes sofrem de apneia do sono. Portanto, é importante saber identificar e orientar”, afirma.

Professor Rogério Ultra, coordenador do curso de Fisioterapia da UCB em entrevista ao Castelo de Ideias.

Tags