Estudantes de Educação Física participam de atividades de conscientização sobre saúde mental

Ação incluiu exercícios visando a identificação de qualidades pessoais e discussão sobre desafios emocionais

Em meio à campanha do Setembro Amarelo, no último sábado (28), estudantes do curso de Educação Física da Universidade Castelo Branco participaram de uma série de atividades voltadas para a conscientização sobre saúde mental e valorização da vida. Organizada pelo professor Mauricio Fidelis, a iniciativa teve como objetivo preparar os alunos para lidarem com questões psicológicas do dia a dia, reforçando a importância do profissional de Educação Física na promoção do bem-estar emocional em diferentes contextos.

Durante a programação, os estudantes participaram de dinâmicas que incentivaram o reconhecimento de características positivas nos outros e em si mesmos, promovendo a valorização pessoal. Outras atividades envolveram a expressão de emoções e a reflexão sobre os desafios da vida cotidiana, abordando como esses fatores podem impactar o equilíbrio emocional.

“O profissional de Educação Física, em muitas realidades, é o primeiro ponto de contato com pessoas que enfrentam desafios de saúde mental, seja na escola, na academia ou em projetos sociais. Por isso, conscientizar nossos estudantes sobre essa responsabilidade é fundamental”, afirma Fidelis. 

Segundo o professor, é importante que os alunos estejam preparados para não apenas promover o bem-estar físico, como também “apoiar emocionalmente quem passa por momentos difíceis, sendo uma linha de frente na prevenção de transtornos como a depressão e a ansiedade”, salienta.

Leia também

Novembro Azul: especialista da Universidade Castelo Branco fala sobre saúde masculina e os desafios do combate câncer de próstata

“Precisamos reforçar a cultura do cuidado preventivo, da consciência corporal e da busca por serviços médicos. Muitos homens evitam exames por acreditarem que não são necessários até que algum problema surja”, aponta Paula Louzada, enfermeira especializada em saúde masculina e coordenadora do curso de Enfermagem da UCB

Leia mais »