Curso de Direito realiza apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso no Campus Realengo

Na tarde desta segunda-feira, 23 de junho, o Campus Realengo da Universidade Castelo Branco recebe as apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos do curso de Direito. As bancas acontecem das 14h às 20h, reunindo professores da casa e convidados em um momento importante de síntese acadêmica e formação profissional.

A atividade faz parte das ações de extensão da UCB, por meio das quais o conhecimento científico, desenvolvido ao longo do curso, é partilhado, debatido e avaliado em diálogo com a comunidade acadêmica. Os TCCs representam não apenas o encerramento de uma jornada de estudos, mas também a consolidação de habilidades essenciais para a prática jurídica, como a pesquisa, a argumentação crítica e a capacidade de análise de casos e normas.

Segundo a coordenadora do curso, professora Teresinha Rosa Mendonça Guimarães, a realização do TCC é um instrumento fundamental de amadurecimento acadêmico:

“Trata-se de um processo que exige dedicação, responsabilidade e comprometimento com o rigor científico. Ver nossos alunos apresentando seus trabalhos com autonomia e propriedade é motivo de orgulho para toda a equipe docente.”

As bancas são compostas por professores do quadro permanente da UCB:

  • Eloah Alvarenga Mesquita Quintanilha
  • Nívia Tatiana Vieira dos Santos Mendonça
  • Jordana Aparecida Teza
  • Teresinha Rosa Mendonça Guimarães
  • Pedro Henrique Barbosa Rocha

E contam com a participação de professores convidados:

  • Henrique Teixeira Britto
  • Sther de Britto de Oliveira

A importância do TCC vai além do aspecto acadêmico. Conforme destacado em artigo da Revista Brasileira de Educação Médica, trabalhos dessa natureza fortalecem a formação dos estudantes ao estimularem a autonomia, o pensamento crítico e a capacidade de aprofundamento em temas específicos da área de atuação. (Leia mais: https://www.scielo.br/j/rbem/a/mLD6VVmH8L8ymKFnBYRXrYn)

A Universidade Castelo Branco parabeniza todos os discentes pela dedicação e compromisso demonstrados ao longo desse processo e reforça seu compromisso com a formação integral e humanista de seus alunos.

Leia também

Cerimônia do Jaleco emociona alunos de Enfermagem na UCB

Evento marcou o início da trajetória acadêmica dos estudantes e abriu oficialmente a Semana de Enfermagem da UCB A emoção tomou conta da tradicional Cerimônia do Jaleco do curso de Enfermagem, na Universidade Castelo Branco. Dividida em dois dias, o

Leia mais »

CONUN Castelo Branco 2026

UCB reunie coordenadores, gestores, representantes do corpo administrativo e membros da reitoria na reunião do Conselho Universitário A Universidade Castelo Branco realizou, na tarde de quinta-feira, 7 de maio, uma reunião do Conselho Universitário (CONUN). O encontro abordou diversos assuntos

Leia mais »

UCB Fecha Abril com Evento voltado para o Autismo

Um dia inteiro de palestras e bate-papo sobre escuta, acolhimento e aprendizado sobre a conscientização do TEA No dia 30 de abril, a Universidade Castelo Branco reuniu alunos, professores e profissionais de saúde numa intensa programação dedicada ao mês de

Leia mais »