Corpo docente e discente da UCB marca presença no II CONVISA-Rio

Com o objetivo de promover diferentes saberes técnicos e relevantes aos profissionais de saúde e à população em geral, o curso de Medicina Veterinária da Universidade Castelo Branco participou, nos dias 28 e 29 de setembro, da segunda edição da Conferência Nacional de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e Inspeção Agropecuária do município do Rio de Janeiro. O evento, que foi promovido pelo Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio), ocorreu no Centro de Convenções Expomag, na Cidade Nova, Zona Central da Cidade.

Os alunos e a coordenadora do curso de medicina veterinária do campus Penha da UCB, a professora Rosaura Rodrigues, apresentaram uma proposta de educação em saúde para uma comunidade indígena de Paraty-mirim. O estudo trata das características antropológicas e culturais do grupo Guarani-M’bya e a sua metodologia prevê a mediação entre os saberes médico-científicos e indígenas com respeito aos seus hábitos e crenças.

O CONVISA-Rio é um encontro técnico científico voltado à discussão da gestão e prevenção de riscos sanitários e promoção da saúde individual e coletiva. O tema deste segundo encontro foi “vigilância sanitária é SUS, é saúde para todos, é gestão de riscos, prevenção de danos e promoção de saúde”.

Tags