Boas Notícias para Realengo: UCB e Fundação Rio-Águas selam parceria que acabará com o problema de Enchentes na Região

A tarde de 23 de agosto de 2023 foi marcada por uma importante reunião que tem tudo para mudar, literalmente, o rumo das águas de Realengo.

A Universidade Castelo Branco recebeu o presidente da Fundação Rio-Águas, subsecretaria que cuida das bacias hidrográficas da cidade, Wanderson Santos, para tratar de um assunto que há muito tempo assombra os moradores da região. Os frequentes alagamentos que preocupam a todos os residentes do bairro e também os que precisam passar pelo local, toda vez que a meteorologia indica chuvas intensas.

O presidente da Fundação Rio-Águas apresenta o projeto ao Reitor da UCB, Marcelo Gissoni – Foto: Bruno Cilento/UCB

Em conversa entre o mantenedor da universidade, Marcelo Gissoni e o Subprefeito da Zona Oeste, Robson Chocolate, Wanderson apresentou um plano solicitado pelo prefeito Eduardo Paes e desenvolvido pela fundação que acabará de vez com esse problema.

A construção de um reservatório subterrâneo capaz de coletar toda a água da chuva, dando tempo para que escoe de forma segura e sem danos ao entorno já é uma realidade vivida na Tijuca, Zona Norte do Rio e que, através desse projeto, beneficiará também, toda a região de Realengo, Padre Miguel e adjacências.

Projeto desenvolvido na Praça Niterói, na Tijuca – Divulgação / Rio-Águas

O “piscinão” como é conhecido será construído na área onde hoje fica o campo de futebol do “Centro Esportivo Castelo Branco” que, por ter medidas oficiais, conseguiria atender a essa necessidade e para isso, vem sendo feito todo um trabalho de pesquisa e avaliação de viabilidade técnica como nos fala o presidente da Fundação Rio-Águas no vídeo abaixo.

Tags