Alunos de Pedagogia realizam atividade online

No dia 10 de março de 2021, a turma de Gestão Educacional e Escolar, da graduação em Pedagogia, da Universidade Castelo Branco (UCB), de forma remota, dialogou sobre o texto “Participação, Poder e Escola Democrática”, de Danilo Gandin.  

Uma linda noite para avançar nas reflexões sobre o papel social do gestor – inserido em espaços escolares ou, mesmo, em ambientes não escolares. 

Depois de muita reflexão, o Prof. Marcio Bernardino Sirino propôs que os estudantes fizessem uma atividade de representação. Os alunos desenharam ou pesquisaram uma imagem na internet que representassem os conceitos de “Participação”, “Poder” e “Escola Democrática”.  

Vamos conferir? 

Ednilsa: Professor, escolhi essa imagem porque é essencial a participação dos pais na vida escolar dos filhos. 

Adriana: Escolhi essa imagem representando o pilar “Escola Democrática”, onde os alunos aprendem a respeitar às diversidades, participam de igual para igual, aprendem a não ter preconceito e acolher o aluno especial aprendendo a se socializar e interagir. 

Maíra: Escola Democrática – Uma escola ativa, emancipadora, que descentraliza o professor como precursor do processo ensino-aprendizagem. Possibilitando aos alunos autonomia e vivência na sua prática. E além de tudo está aberta, sensível e pronta para atender toda a comunidade escolar com clareza, relevância e empatia! 

Amanda: Quando penso em escola democrática penso em uma escola que está sempre com suas portas abertas, que não desdenha dos componentes que possibilitam sua existência, uma escola que entende que a melhor forma de funcionar é com a ajuda e a participação de todos aqueles que estão em sua trajetória, portanto, funcionários, alunos, pais e a comunidade em que reside. 

Débora Evelyn: Eu optei por essa imagem, pois acredito que uma escola democrática, visa ouvir todos os componentes. Pais, alunos, professores e etc. respeitando todos os posicionamentos e se colocando em todos os lugares de fala. 

Maria José: Boa noite professor! Eu escolhi essa imagem porque achei muito inclusiva e participativa. 

Darlen: Participação é um dos principais elos no processo de formação do aluno, quando os responsáveis são envolvidos nas propostas de ensino da escola, a educação é desenvolvida de forma ampla com as contribuições das vivências e contexto onde o aluno está inserido, facilitando a comunicação e desenvolvimento do todo. 

Thaís Souza: Escolhi essa imagem pensando no pilar da escola democrática. Selecionei essa para representar o envolvimento de comunidade escolar em um espaço harmonioso para liberdade de ideias e opiniões, contribuições, respeito a individualidade e autonomia dentro do processo formativo. Onde todos esses valores possam ser desenvolvidos de forma respeitosa e agradável. 

Daiane Fortes: Escolhi Poder, pois é uma palavra que pode gerar ações positivas e tem a capacidade de transformação se usada sem soberania, seleção e/ou autoritarismo. 

Gabrielle: Numa Gestão Democrática todos os envolvidos na comunidade escolar podem e devem contribuir na construção do PPP, uma vez que este documento norteador auxilia em dificuldades e demandas de uma determinada localidade em que a escola está inserida, exemplo: drogas e gravidez na adolescência. 

Tags

Leia também

UCB celebra a XXII Semana de Enfermagem

A atividade contou com palestras, cerimônias e valorização da profissão Entre os dias 12 e 16 de maio, a Universidade Castelo Branco (UCB) promoveu a XXII edição da Semana de Enfermagem, um dos eventos acadêmicos mais tradicionais da instituição. Com

Leia mais »

Professores da UCB visitam Escola de Equitação do Exército

Além de fortalecer os laços institucionais, uma nova parceria entre a universidade e a unidade das Forças Armadas foi firmada Professores da Universidade Castelo Branco estiveram, na última quarta-feira (15/05), na Escola de Equitação do Exército (EsEqEx), localizada na Vila

Leia mais »

1º de Maio: Luta e Resistência ao Longo do Tempo

Evento promovido pelo curso de Psicologia da UCB debate diversidade nas organizações e celebra a trajetória histórica da classe trabalhadora O dia 1º de maio é conhecido mundialmente como “Dia do Trabalho”, mas a data representa muito mais do que

Leia mais »

Você sabe o que é e para que serve a Ginástica Laboral?

Iniciativa do curso de Fisioterapia da UCB promove bem-estar no expediente e previne lesões causadas por esforços repetitivos A ginástica laboral é um conjunto de exercícios físicos de curta duração, realizados no ambiente de trabalho, com o objetivo de melhorar

Leia mais »

Curso de Nutrição da UCB Oferece Atendimento Gratuito

Por enquanto, as avaliações nutricionais só contemplam funcionários da universidade, mas há planos de estenderem o serviço Os funcionários da Castelo agora contam com um reforço importante para a saúde e qualidade de vida. O curso de Nutrição da UCB

Leia mais »