Alunos de Medicina da UCB iniciam Período com Importante Visita Técnica

O segundo período de medicina na Universidade Castelo Branco começou a todo vapor e os alunos já participaram de uma visita técnica ao Grande Centro de Saúde da Prefeitura do Rio de Janeiro, um dos maiores centros de saúde do país, o mais moderno complexo de saúde pública da América Latina.

Atividades como esta são comuns nos cursos da UCB e com os futuros médicos não poderia ser diferente. É uma forma de levar o conhecimento muito além da sala de aula e poder proporcionar ao estudante, experiência práticas importantíssimas para sua formação.

Conversamos com a professora Ana Paula Leite, responsável pela atividade e ela nos contou um pouco mais sobre o que os alunos encontraram na visita: “Nessa visita conseguimos não só que os alunos conhecessem toda a estrutura, mas também utilizassem as ferramentas discutidas em sala de aula, para um melhor entendimento sobre as vagas ofertas e as demandas, além de discussões da rede, sistemas, acesso, acessibilidade e organização do acesso. Todas temáticas aplicadas nos dois primeiros períodos de graduação”

A Professora Ana Paula com os alunos de segundo período de medicina da UCB – Foto: Turma de Medicina

O “Super Centro Carioca de Saúde” foi inaugurado em 05 de outubro de 2022 e tem 3 blocos de serviços vinculados à saúde da população carioca.

– O Centro Carioca de especialidades que conta com mais de 30 serviços médicos e odontológicos.

– O Centro Carioca do Olho, com um dos mais modernos aparelhos diagnósticos e procedimentos, além de uma ótica gratuita para atender as necessidades de correções oculares.

– O Centro Carioca de Diagnóstico e Tratamento por Imagem, que vem contribuindo significativamente com a diminuição das filas e acelerado o processo de detecção precoce de algumas doenças como o câncer, doenças cardiovasculares e pulmonares.

O conjunto de prédios que abriga o “Super Centro Carioca de Saúde”, um dos maiores do Brasil – Foto: Prefeitura do Rio

A professora Ana Paula, que ministra a disciplina de Saúde da Família e Comunidade aos alunos de medicina da UCB, também é coordenadora médica da organização social Instituto Gnosis em Atenção Primária, especialista em saúde da família e comunidade.

Já os alunos, além de estarem em excelentes e preparadas mãos, estão num dos melhores campus universitários do Rio de Janeiro e ações práticas como esta, estreitam esse longo, porém esperado caminho entre o início da graduação e a realização do sonho de poder cuidar, tratar e curar vidas.

Para maiores informações sobre o Super Centro Carioca de Saúde Pública, clique no link:

https://supercentro.prefeitura.rio/

E para saber mais sobre o curso de Medicina da Universidade Castelo Branco, clique em:

https://castelobranco.br/

Tags