Há mais de 40 anos, Odir de Souza começou sua carreira profissional. E o pontapé foi no curso de Educação Física da Universidade Castelo Branco. Na UCB, Odir se formou como educador físico, foi atleta de futebol de salão, fez parte da primeira turma de mestrado da universidade e compôs o quadro docente da equipe que inaugurou o curso de Fisioterapia.
Durante toda sua caminhada, o egresso da UCB se especializou em ginástica médica e em ciência da motricidade humana. O professor Odir começou a trabalhar com a seleção brasileira de futebol das categorias de base em 2001. Desde 2002, presta serviços para CBF como fisioterapeuta e professor de Educação Física da seleção profissional. Ele também já trabalhou com a seleção olímpica de futebol e com a delegação paraolímpica e esteve em três Copas do Mundo, 3 Copas das Confederações, 5 Copas Américas e 3 Olimpíadas. Além disso, ele também possui uma clínica-academia, a PhysioSports.
Para ele, a educação foi fundamental para transformar sua vida. Foi por meio dela que o professor conseguiu alcançar seus objetivos, mudar o seu futuro e conquistar novos objetivos.