Aluna da UCB é um dos destaques em Congresso Científico

Que a missão de uma instituição de ensino superior é formar profissionais capazes de lidar com situações das mais adversas em sua área de atuação, já é de conhecimento de todos, mas incentivar e contribuir diretamente na qualidade e na intensidade dessa formação é para poucas e esse sempre foi o compromisso firmado pela Universidade Castelo Branco, ao longo de seus 50 anos como formadora de profissionais.

 É o caso da estudante do 8º período de Biomedicina da UCB, Tamyris dos Santos Souza, que foi destaque no Congresso HOST PATHOGEN INTERACTION MEETING 2023 – um congresso multidisciplinar dedicado à pesquisa científica, realizado em outubro, na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Rio de Janeiro.

Tamyris com seu banner, apresentando sua pesquisa no HPIM 2023 – Foto: Arquivo pessoal

Durante o evento, que contou com a participação de professores e alunos da Universidade Castelo Branco, foram apresentados diversos projetos acadêmicos, alguns ganhando destaque pela complexidade e qualidade na elaboração e pesquisa.

Tamyris, que é aluna de Iniciação Científica (PIBIC) e estagiária do Laboratório de Imunofarmacologia/FIOCRUZ, orientada pelo Prof.Dr. Filipe Pereira Dutra, expôs um trabalho intitulado como “Listeria monocytogenes induz a biogênese precoce de corpúsculos lipídicos em macrófagos murinos dependentes do remodelamento lipídico”, onde é avaliado como o metabolismo lipídico pode influenciar na resposta inflamatória em macrófagos, frente à infecção por Listeria monocytogenes.

A apresentação foi um sucesso e rendeu à estudante, a “Menção Honrosa” pela qualidade da pesquisa e pelo incentivo à pesquisa científica.

A aluna ao lado de seu orientador, o Prof.Dr. Filipe Dutra Foto: Arquivo pessoal

 “Concorrer e ser uma das agraciadas com menção honrosa foi uma experiência de grandioso aprendizado. De fato, participar de uma premiação de repercussão nacional, que contempla trabalhos científicos de alta qualidade por todo o país e internacionalmente, é motivo de grande alegria e incentivo para continuar fazendo ciência”, ressalta Tamyris.

O Host Pathogen Interaction Meeting 2023 (HPIM) é um congresso multidisciplinar, dedicado à interpretação patógeno-hospedeiro, que incluem parasitos, fungos, bactérias e vírus.

Trata-se de um dos mais importantes eventos do país dedicados a essa temática, por tratar de assuntos tão complexos e por contar com a presença de grandes nomes da ciência, servindo de referência para todos os interessados em pesquisa.

A presença da Universidade Castelo Branco em eventos como esse, apesar de frequente, é um verdadeiro presente para o curso de Biomedicina que, em 2023, comemora 15 anos de história, formando com qualidade, ética e oferecendo ao mercado, os melhores profissionais.

Tags