Agosto Lilás

Agosto Lilás: UCB promove live sobre mulheres em situação de violência

Por Ana Almeida.

Em uma parceria inédita, os cursos de Psicologia e Direito da Universidade Castelo Branco estarão em uma live, no dia 19 de agosto, sobre a celebração do Agosto Lilás, mês dedicado à proteção das mulheres. Instituída pela Lei Federal nº 14.448/22, a campanha determina a promoção de ações de enfretamento das diversas formas de violência contra a mulher.

A iniciativa é do projeto do curso de Psicologia chamado Alô, Alô Realengo, que tem como objetivo o desenvolvimento em recursos humanos e tecnológicos na área da saúde para prestação de serviços à população.

Para a coordenadora do curso de Direito, a professora Terezinha Rosa, o Direito e a Psicologia precisam fazer um trabalho conjunto, andar de forma atrelada para reduzir os números de violência. “Aqui no próprio Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ, a gente recebe pessoas que vem com esse aspecto, então eu acho que o lado emocional e jurídico tem que ser trabalhado juntos”, completa.

A roda de conversa contará também com a participação da juíza do Trabalho aposentada Comba Marques Porto, que atuou na elaboração da Constituinte em defesa dos direitos das mulheres, além das promotoras Eyleen Oliveira Marenco e Luciana Soares Rodrigues.

Sobre o mês de Agosto Lilás

Instituida, em âmbito nacional, originada na Câmara dos Deputados em Brasília (veja mais aqui). O Agosto Lilás foi definido como o mês de proteção à mulher, destinando então uma série de ações de conscientização para o fim da violência contra a mulher.

 

Projeto Alô, Alô Realengo

A Universidade Castelo Branco, através do curso de Psicologia e do professor João Nadaes, criou o Projeto Alô, Alô Realengo. Nele os alunos de Psicologia organizam, divulgam e trazem para o ambiente universitário debates, palestras e, sobretudo, temas importantes para a vida em sociedade. Nesses encontros há sempre um olhar técnico do curso, mas sem perder a humanidade tão importante para a formação dos alunos. Não deixe de participar e conhecer.

Live sobre o Agosto Lilás do Projeto Alô, Alô Realengo

Organizada pelo prof. João Nadaes, dos cursos de Psicologia e de Direito, a live tem por objetivo levar a conhecimento técnico e altamente importante para as profissões de Psicólogia e Advocacia abordando suas atuações na proteção da mulher, principalmente àquelas mais vulneráveis, e muitas vezes com históricos de sofrimento de abusos.

Organizada pelo prof. João Nadaes, dos cursos de Psicologia e de Direito, a live tem por objetivo levar a conhecimento técnico e altamente importante para as profissões de Psicólogia e Advocacia abordando suas atuações na proteção da mulher, principalmente àquelas mais vulneráveis, e muitas vezes com históricos de sofrimento de abusos.

Temas que podem ser abordados na live:
– A endemia da violência contra a mulher.
– As raízes do abuso doméstico.
– As saídas legais e psicológicas para sair dos abusos contra a mulher.

Professora Gabriela Bastos Soares – Psicóloga
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1994), mestrado (1997) e doutorado (2004) em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é  coordenadora do Curso de Psicologia e professora da Universidade Castelo Branco. Com experiências na área de Saúde Coletiva, com ênfase em História das Mentalidades, Saúde Mental e em Psicologia da Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: saúde, subjetividade, educação e psicologia da educação. Há mais de 20 anos é professora de disciplinas da Psicologia na graduação em Psicologia e em outros cursos, além da Pós-graduação. Atualmente também desenvolve pesquisa na área de Saúde Mental.

Professora Terezinha – Advogada
Mestrado em Psicanálise, Saúde e Sociedade. Especialização: Direito Constitucional/Administração Escolar/Ensino Universitário/Psicopedagogia Clínica e Institucional. Graduação em Direito. Professora universitária na Universidade Castelo Branco. Advogada e Psicopedagoga.

 

Inscreva-se aqui!

Preencha um pequeno formulário e inscreva-se na Live Inaugural do Projeto Alô, Alô Realengo de 2023.2 – Live sobre o Agosto Lilás.
E ainda receba no seu e-mail, em primeira mão, o link do Teams e depois o certificado.

19/08/2023 – Sábado
15h – Evento online

Transmissão pelo Microsoft Teams

Link direto para o Teams

Caso queira copiar o link: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19:meeting_ODA0NWE1MzMtMjJjNi00YzkzLWIxN2MtYjEyMDQxNzkxYTRl@thread.v2/0?context=%7B%22Tid%22:%22055275ba-6169-442b-9be9-49db8f235cf6%22,%22Oid%22:%22d6e55538-154a-41fe-9407-3c545fd0001a%22%7D

Tags

Leia também