Projetos de Medicina da UCB ultrapassam os muros do campus no III Fórum de Extensão

Alunos apresentaram ações educativas com foco na saúde integrada em unidades de saúde de Bangu e discutiram o tema com o público presente

Toda forma de conhecimento agregada à formação acadêmica dos estudantes é válida e funciona como complemento ao que se ensina e se aprende em sala de aula. São aulas práticas, debates, trabalhos em grupo, avaliações individuais e, claro, as atividades de extensão.

Entre os dias 17 e 19 de novembro, a Universidade Castelo Branco realizou, no Campus Realengo, o III Fórum de Extensão Universitária, evento que contou com a participação de mais de 400 projetos e a apreciação de todos os cursos e períodos. Alguns desses trabalhos ganharam destaque, indo muito além os muros da UCB.

Com o tema “Uma Só Saúde”, a atividade organizada pelos alunos do 6º período de Medicina foi apresentada nos locais onde foram desenvolvidas na prática: o Centro Municipal de Saúde (CMS) Waldyr Franco e o Hospital da Mulher Mariska Ribeiro, em Bangu. Divididos em quatro grupos, os estudantes elaboraram produtos educativos voltados aos profissionais de saúde e à população que utiliza os serviços públicos, com foco no conceito que reconhece a interdependência entre Saúde Humana, Animal e Ambiental.

Para Daniel Valente, professor da UCB e orientador dos grupos, a atividade amplia a visão dos estudantes: “As atividades de extensão estimulam o futuro profissional médico a compreender e vivenciar a relação ensino, serviço e sociedade.”

Ele acrescenta: “Os projetos apresentam, ao longo da graduação, diversos temas que colocam os alunos em contato com diferentes equipamentos e, principalmente, com os usuários dos serviços de saúde. Com isso, adquirem conhecimentos e competências que vão além da teoria, aplicando-as na prática.”

A ação reuniu 38 alunos e abordou esse novo conceito de saúde a partir de uma perspectiva integrada, que conecta diversas áreas, como medicina humana, veterinária, ecologia e agricultura, para enfrentar desafios globais, como pandemias, alterações climáticas e alimentares.

A iniciativa reforça que, além de atual, a Universidade Castelo Branco se mantém engajada em causas que promovem o bem-estar coletivo, incentivando seus estudantes a desenvolver projetos que beneficiam a sociedade e enriquecem sua formação acadêmica.

Leia também

Simulação de Incêndio mobiliza UCB e Corpo de Bombeiros

Ação reproduziu vazamento de gás, explosões e atendimento a vítimas, envolvendo militares, funcionários e viaturas reais Uma simulação de emergência realizada no Centro Esportivo da Universidade Castelo Branco, em parceria com o 25º Grupamento de Bombeiros Militar, reproduziu na terça-feira

Leia mais »

Curso de Farmácia promove Semana Acadêmica

Evento reuniu especialistas, alunos e docentes em uma programação com temas que vão da atenção farmacêutica à indústria e à farmácia magistral. Depois de uma semana intensa com os eventos acadêmicos de Enfermagem e Educação Física, foi a vez do

Leia mais »

Teoria e Prática andando Juntas na UCB

Experiência e Troca de Conhecimento marcam Semana Acadêmica dos cursos de Educação Física e Enfermagem da Universidade Castelo Branco O ensino superior é uma fase da educação em que o aluno explora todo o seu potencial para se transformar em

Leia mais »