Universidade Castelo Branco e Viva Rio: Parceria que Abre Portas

Jovens participam de capacitação promovida pela ONG nas instalações da UCB

A Universidade Castelo Branco, em parceria com a organização Viva Rio, abriu as portas no início de julho para receber jovens que participam de treinamentos e aulas voltadas à juventude, projeto de vida, carreira, desenvolvimento pessoal e práticas administrativas.

Os estudantes integram o projeto “Viva Jovem”, iniciativa que oferece oportunidades para jovens aprendizes com idades entre 14 e 24 anos, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social e residentes em áreas de risco. A ação facilita a contratação desses jovens por empresas de médio e grande porte, permitindo que as organizações cumpram a legislação que determina a inclusão dessa categoria no mercado de trabalho.

Yasmin Vargas, representante do “Viva Jovem” explica um pouco esse processo: “Estamos fazendo uma contratação de cerca de 125 jovens que participam dessa capacitação, para depois, iniciarem nas empresas, para atuar nas unidades de saúde entre outros lugares. Essa é uma das missões da Viva Rio junto à juventude.”, disse.

A parceria entre as duas importantes instituições foi formalizada durante uma cerimônia realizada em maio de 2024, no teatro da universidade, com a presença de membros da reitoria, da direção da ONG e de diversos convidados. O convênio assinado prevê, entre diversas possibilidades, a utilização dos espaços em ações de apoio à juventude, como o treinamento da equipe de futebol Pérolas Negras, um programa que alia esporte e educação, utilizando as instalações do Centro Esportivo, entre outras atividades que demandem a infraestrutura da Castelo.

Outro destaque do convenio é a oferta de estágios para os alunos dos diversos cursos da UCB nas mais de 70 Organizações Sociais de Saúde (OSS) administradas pela Viva Rio, como Clínicas da Família, UPAs e hospitais.

Por ser uma instituição com foco na formação em áreas da saúde, a Universidade Castelo Branco vê nessa parceria uma oportunidade valiosa para enriquecer a formação dos estudantes, conectando ensino às atividades profissionais e apoiando causas sociais, práticas que a universidade traz desde o início de sua trajetória educacional.

Leia também