Iniciativa é parte de projeto de extensão universitária que trata da importância do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) com alunos da rede pública de ensino
Com o intuito de promover o reconhecimento dos direitos e deveres da criança e do adolescente, universitários do curso de Direito da UCB realizaram uma série de atividades lúdicas com alunos do 8º ano da Escola Municipal Nicarágua, em Realengo, nesta última segunda-feira (21). Durante a visita houve palestras, dinâmicas e rodas de conversa com foco no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A iniciativa é parte do projeto de extensão universitária do curso, em que os acadêmicos visitam diferentes unidades da rede pública para falar sobre a importância do estatuto para jovens do ensino fundamental.
Conforme o ECA, em seu artigo 4º, é dever de toda a sociedade garantir a efetivação dos direitos ligados à vida e todo o seu desenvolvimento de forma digna, incluindo o acesso à educação, cultura, convivência familiar e comunitária, além de educação, esporte, lazer e profissionalização.
Como aponta a coordenadora do curso, Terezinha Guimarães, o intuito da atividade é “levar os conhecimentos de sala de aula para além dos muros da universidade”. Com isso, os futuros profissionais compartilham seus aprendizados e desenvolvem seu papel de responsabilidade social, um dos pilares da universidade, enquanto os jovens, desde cedo, aprendem sobre o seu lugar na sociedade.