‘UCB de Portas Abertas’ oferece serviços gratuitos e imersão no ambiente acadêmico na Universidade Castelo Branco

Evento acontecerá no campus Realengo e vai contar com oficinas interativas, palestras, vacinação, atendimento jurídico e diversas outras atividades

Cumprindo mais uma vez com o seu papel de responsabilidade social, a Universidade Castelo Branco abre o campus Realengo para a primeira edição do “UCB de Portas Abertas”, no próximo sábado (26/10). A iniciativa tem como objetivo oferecer serviços gratuitos à população, principalmente na área da saúde, além de promover uma experiência imersiva no ambiente acadêmico. O evento tem início a partir das 8h e contará com oficinas interativas, palestras, vacinação, atendimento jurídico, além de diversas outras atividades, incluindo um show de talentos.

Conforme destaca o vice-reitor acadêmico, professor Aníbal Lopes, a Universidade Castelo Branco tem desempenhado um papel fundamental na educação da Zona Oeste do Rio de Janeiro em seus mais de 50 anos como instituição de ensino superior. “A UCB tem sido a porta de entrada para que muitas famílias vissem seus filhos se tornarem os primeiros universitários. Acreditamos no poder transformador da educação e sabemos que ela não muda apenas o aluno, mas toda a comunidade ao seu redor”, afirma.

As atividades previstas para o evento abrangem diversas áreas de atuação acadêmica. Um dos destaques, por exemplo, fica por conta da oficina de produção de álcool em gel, elaborada pelo curso de Farmácia. Durante a prática, que acontece até às 11h no Laboratório de Farmacotécnica, os visitantes poderão acompanhar a fabricação do produto e ainda levar um frasco de brinde para casa.

Para os interessados em serviços de saúde, o curso de Medicina, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, prevê vacinação gratuita para adultos no Laboratório Multidisciplinar, além de atividades focadas na saúde feminina, com indicadores e protocolos sobre o câncer de mama e o câncer de colo de útero, na esteira do Outubro Rosa. Também aproveitando o período de conscientização da campanha, a Enfermagem promove atividades com foco na saúde feminina e na prevenção do câncer de mama, além de uma oficina de primeiros socorros com ênfase na Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE).

O curso de Fisioterapia, por sua vez, estará presente com massagem relaxante para os visitantes na Clínica Escola, enquanto o de Nutrição vai oferecer medições antropométricas, permitindo que os participantes passem por uma avaliação corporal. Já o curso de Psicologia apresentará uma visita guiada ao Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da UCB, que oferece atendimento psicológico popular à comunidade. Além disso, também está programada a apresentação de uma peça no Teatro Carlos Wenceslau, apresentando uma reflexão sobre a relação entre a razão e a loucura. No mesmo local, a partir das 11h, acontece o Show de Talentos UCB, que contará com apresentações artísticas de membros do corpo docente e discente da universidade.

Na área do Direito, haverá um quiz de conhecimentos jurídicos e uma série de serviços gratuitos à população, como orientação sobre imposto de renda para pessoa física; consultoria para abertura, fechamento e declaração anual de MEI; regularização de CPF; orientações previdenciárias, entre outros. Enquanto na Medicina Veterinária está programada a apresentação do projeto “Cavalo de Carroceiro Saudável”, no qual os alunos promovem orientações e a conscientização sobre os cuidados com os animais.

Com uma estrutura robusta e um corpo docente qualificado, a UCB reafirma sua posição como uma instituição de ensino comprometida com a formação de excelência. “Nosso foco sempre foi oferecer uma educação transformadora, e, ao longo de mais de cinco décadas, temos visto o impacto disso na vida dos nossos alunos e suas famílias. Temos a convicção de que a qualidade do ensino, aliada a uma forte atuação social, faz da UCB um polo de referência na região”, sublinha o professor Aníbal Lopes, ressaltando o papel da universidade na construção de uma sociedade mais inclusiva e voltada para a educação.

Leia também