Curso de Fisioterapia promove palestras com especialistas

As atividades acontecem às quintas-feiras e abordam diversos temas relacionados ao curso

O curso de Fisioterapia da Universidade Castelo Branco tem promovido uma série de palestras abordando diversos temas relacionados às disciplinas ofertadas pela instituição. Nesta quinta-feira (02/05) a convidada foi a fisioterapeuta Sandra Thome, que debateu sobre o seguinte tema: “A Fisioterapia no Reparo Tecidual: Uma Nova Abordagem” onde, através do tratamento, é possível melhorar a qualidade de vida do paciente.

A palestrante debatendo o tema com os alunos de fisioterapia – Foto: Divulgação/UCB

Durante a palestra, Sandra demonstrou como fazer uso de um aparelho de ultrassonografia portátil, onde o profissional consegue, ao operar o equipamento, visualizar uma leitura musculoesquelética em dispositivos móveis, como a tela de um smartfone. Ela explicou também como usar um equipamento de termografia, por meio do qual é possível avaliar a temperatura do corpo através da pele, podendo com isso, detectar o local de uma lesão e planejar o tratamento adequado.

“É necessário o uso desse tipo de equipamento, dentro de nossa prática clínica, para que a gente possa identificar fácil e fidedignamente a lesão de um paciente ou uma provável lesão. E com isso, ser mais assertivo na forma de planejarmos o tratamento desse paciente. Consequentemente, a recuperação funcional dele será mais rápida do que se não houvesse um recurso como esse”, disse a fisioterapeuta, Sandra Thome.

Demonstração do uso da termografia portátil na detecção de lesões
– Foto: Divulgação/UCB

O curso de Fisioterapia da UCB promove um conteúdo bastante diversificado, com profissionais renomados em suas áreas de atuação, mostrando com isso, a preocupação em propor ao aluno, uma educação de qualidade, durante todo o curso, como diz o coordenador de Fisioterapia da universidade, professor Rogério Ultra. “A formação profissional proposta pela instituição é muito forte e busca atualizações baseadas em evidencias cientificas, favorecendo assim, uma absorção mais eficaz desse futuro profissional, ao mercado de trabalho”

Educação de qualidade, compromisso com a ética e responsabilidade na relação entre os futuros profissionais de saúde e seus pacientes, é uma das premissas do ensino de qualidade ofertado pela Universidade Castelo Branco.

Assista ao vídeo

Leia também

Novembro Azul: especialista da Universidade Castelo Branco fala sobre saúde masculina e os desafios do combate câncer de próstata

“Precisamos reforçar a cultura do cuidado preventivo, da consciência corporal e da busca por serviços médicos. Muitos homens evitam exames por acreditarem que não são necessários até que algum problema surja”, aponta Paula Louzada, enfermeira especializada em saúde masculina e coordenadora do curso de Enfermagem da UCB

Leia mais »