Universidade Castelo Branco recebe evento em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

A ação foi de iniciativa do Instituto de Pesquisa e Promoção da Saúde – IPPS

As atividades ocorreram no Ginásio do Centro Esportivo Castelo Branco. Foto: Divulgação/ UCB.

A Universidade Castelo Branco (UCB) recebeu, nesta terça-feira (02), uma ação em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, no ginásio do Centro Esportivo. A iniciativa foi do Instituto de Pesquisa e Promoção da Saúde – IPPS, e contou com atividades lúdicas e socioeducativas destinadas aos usuários da instituição.

De forma adaptada, promotores de saúde da Zona Oeste abordaram assuntos como alimentação saudável, higiene bucal e cultura de paz para todos os presentes na ação. O evento contou ainda com a apresentação da nova equipe multidisciplinar do IPPS.

De acordo com a Assistente Social do IPPS Aretusa Maciel, o evento é uma forma de “combater qualquer tipo de intolerância e barreiras que venham a obstruir os acessos desses usuários” a uma vida digna e plena.

Para Felipe Santana Bandeira, pai de uma criança autista, eventos como esse é importante para unir e conhecer a todos que pertencem ao grupo. “Nós estamos conhecendo quem vai cuidar dos nossos filhos, além do cronograma para o restante do ano”, completa.

O Instituto de Pesquisa e Promoção da Saúde – IPPS foi fundado em 2002 e realiza trabalhos sociais em parceria com a Clínica-Escola Castelo Branco e projetos de extensão universitária da UCB. Com diversos serviços de saúde, o IPPS criou ainda o projeto Vivendo e Acolhendo, que atua com centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social e pessoas com deficiência.

Leia também

Novembro Azul: especialista da Universidade Castelo Branco fala sobre saúde masculina e os desafios do combate câncer de próstata

“Precisamos reforçar a cultura do cuidado preventivo, da consciência corporal e da busca por serviços médicos. Muitos homens evitam exames por acreditarem que não são necessários até que algum problema surja”, aponta Paula Louzada, enfermeira especializada em saúde masculina e coordenadora do curso de Enfermagem da UCB

Leia mais »