Espírito esportivo e uma competição de alto nível: Assim foi o sábado dos atletas de alto rendimento da equipe de Pentatlo Moderno.
A Universidade Castelo Branco recebeu no sábado (08/03), uma competição organizada pela Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno. A atividade funciona como modalidade pontuadora para que os atletas possam participar de outras competições, como o Campeonato Brasileiro, que deve acontecer no final do ano.
Daniela Alexandria, uma das coordenadoras do projeto CT Penta Jovem Rio, conta como foi esse evento e quais são as expectativas para as próximas competições:
“Aqui na Universidade Castelo Branco, onde temos o maior centro de treinamento do Brasil, nossos atletas puderam participar de provas como esgrima, obstáculo, que é uma nova modalidade no pentatlo, natação com 200 metros livres e o laser-run, que consiste na corrida seguida por tiro a laser. Foram provas bem disputadas, e a expectativa é que tenhamos boas performances no Campeonato Brasileiro, com índices sendo alcançados.”
Para a atleta Maria Eduarda “Costa”, a competição foi bastante proveitosa, principalmente por ter vindo de lesões no joelho, podendo testar seu condicionamento:
“Gostei bastante do resultado que tive nas provas, e os índices foram similares ao planejado. Venho de lesões que exigiram infiltrações no joelho e, apesar disso, fiz um bom tempo, um ótimo tiro, nadei bem e tive uma esgrima também satisfatória.”
Sobre as expectativas para as próximas competições, ela diz:
“Tenho trabalhado muito com a comissão técnica, temos treinado bastante, e venho me preparando para, se Deus quiser, conseguir um índice júnior para viajar e disputar as próximas competições.”
Essa foi a primeira competição regional do ano e serviu como um teste de condicionamento para os atletas que já vêm treinando, além de proporcionar experiência para os novos integrantes da equipe Penta Jovem.
Victor de Aguiar conta como foi sua participação e o que espera para os próximos desafios:
“Neste primeiro regional, conseguimos avaliar nosso desempenho, nossos tempos e nos preparar para as próximas, como a Copa Rio. Meu objetivo é alcançar o índice absoluto para poder disputar todas as competições deste ano.”
Diversas competições serão realizadas em 2025, entre elas a Copa Garança, a Copa Rio e o Campeonato Brasileiro de Pentatlo Moderno, em Recife. Enquanto isso, os atletas do Centro de Treinamento da Universidade Castelo Branco seguem firmes na preparação.
Para saber mais sobre o CT Penta Jovem e a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno, siga os perfis nas redes sociais e juntos, vamos torcer pelos atletas de alto rendimento do Brasil!
https://www.instagram.com/pentatlomodernobr/
https://www.instagram.com/ctpentajovemrio/








