Evento é parte da Semana Acadêmica de Educação Física, e acontece em meio a celebração dos 51 anos do curso
No próximo domingo (09), das 8h às 12h, a Universidade Castelo Branco realiza o Dia Olímpico da UCB, oferecendo práticas esportivas gratuitas no Centro Esportivo Castelo Branco (CECB), no campus Realengo, com a presença de diversas escolas e projetos sociais da região. Entre as atividades previstas estão oficina de rapel, escalada, futebol, vôlei, ginástica de solo, beach tennis, canoagem, mergulho e waterline — sobre a piscina olímpica da universidade.
A iniciativa, organizada por alunos da disciplina Práticas Esportivas na Natureza, faz parte da Semana Acadêmica de Educação Física e acontece na esteira do aniversário de 51 anos do curso, celebrado na quinta-feira (07). Para o coordenador, professor Romulo Caccavo, ações como esta fomentam a prática de exercícios físicos entre a população, o que contribui para o envelhecimento saudável da sociedade, além de estimular a autonomia dos estudantes do curso, que fazem a organização do evento.
“A Universidade Castelo Branco é reconhecida como a casa da Educação Física, onde os alunos aprendem a se preparar para o mercado de trabalho. O que eles organizam na UCB é o que enfrentarão no cotidiano profissional. Nossa meta é dar a eles o protagonismo necessário para desenvolver autonomia”, afirma. Segundo o professor, somente neste semestre os estudantes já promoveram aproximadamente 30 eventos, colocando em prática os ensinamentos de sala de aula.
Sergio Tavares, idealizador do Dia Olímpico e professor da disciplina Esportes na Natureza, destaca a importância do evento para a integração entre a universidade e a comunidade: “Nesse dia, abrimos as portas da universidade para a sociedade, proporcionando ao nosso público interno e externo a oportunidade de experimentar atividades ligadas ao desporto e, especialmente, aos esportes na natureza, que são realizados em ambientes ao ar livre. É uma oportunidade única para os estudantes do ensino médio e para a comunidade da região conhecerem modalidades que, normalmente, não estão tão acessíveis no nosso entorno. Esse evento já se tornou tradição e é aguardado por muitos”.