Professores da Pedagogia UCB publicam artigo em Revista (Qualis A2)

Artigo científico publicado pelo/no Coletivo de Investigações em Pedagogia Social Clips/UCB, liderado pelos professores Marcio Bernardino e Patricia Mota.


O artigo foi escrito pelos seguintes pesquisadores, no âmbito do Clips:

  • Marcio Bernardino SirinoUniversidade Castelo Branco (UCB)
  • Patricia Flavia MotaUniversidade Castelo Branco (UCB)
  • Angélica Cristina BezerraRede Municipal de Ensino de Volta Redonda/RJ
  • Liliane Machado Vieira da CostaColégio Pedro II (CPII)
  • Cláudio de OliveiraUniversidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

AÇÕES ‘FORMAIS, ‘NÃO FORMAIS’ E ‘INFORMAIS’ NAS DEPENDÊNCIAS DA UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO: UM COLETIVO POPULAR EM AÇÃO!

Este relato de experiência, fruto de discussões realizadas no bojo do Coletivo de Leituras e Investigações em Pedagogia Social (CLIPS), na Universidade Castelo Branco (UCB), desde o início de 2019, objetiva socializar as ações desenvolvidas neste grupo e que foram, neste trabalho, organizadas por meio da divisão “formal”, “não formal” e “informal”. Com uma abordagem problematizadora, as seguintes ações do CLIPS são apresentadas: encontros presenciais do grupo de estudos, realização do I Seminário Formativo em Pedagogia Social (SEFOPES), uso de algumas técnicas da Pedagogia Freinet e, ainda, a presença das mídias sociais como um espaço de divulgação e de formação dos participantes do Coletivo. Neste contexto, os autores argumentam que esta divisão – entre formal, não formal e informal – foi, apenas, para desconstruir esta compreensão hierarquizante que centraliza alguns espaços em detrimento de outros e que supervaloriza algumas formas de expressão da educação em comparação com outras, como se fossem inferiores.

Confira esta produção na Revista Humanidades e Inovação (Qualis A2), editada pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). 

LINK PARA A REVISTA ✅ https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2316

Tags

Leia também

Novembro Azul: especialista da Universidade Castelo Branco fala sobre saúde masculina e os desafios do combate câncer de próstata

“Precisamos reforçar a cultura do cuidado preventivo, da consciência corporal e da busca por serviços médicos. Muitos homens evitam exames por acreditarem que não são necessários até que algum problema surja”, aponta Paula Louzada, enfermeira especializada em saúde masculina e coordenadora do curso de Enfermagem da UCB

Leia mais »