O professor do curso de Educação Física da UCB, Cláudio Diehl, foi convidado para ser Avaliador Funcional do Campeonato Brasileiro de Bocha Paraolímpica em Fortaleza-CE. O evento reúne 120 atletas de todo país e acontece até o dia 15 de setembro na capital cearense.
O Avaliador Funcional é aquele que avalia quem tem as condições clínicas e técnicas para participar de um campeonato paraolímpico.
Com grande experiência no esporte paraolímpico, o professor Diehl possui Doutorado em Educação Física, na área de Atividade Física Adaptada pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco e Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Castelo Branco.
Ser Classificador Funcional é uma função muito importante no esporte paraolímpico. É a função que promove a estruturação para competição em todas as modalidades paraolímpicas. O processo de classificação atesta que a deficiência ou comprometimento do atleta é relevante em seu desempenho esportivo, e que compita em igualdade de condições a outros atletas.
A classificação funcional tem dois objetivos primordiais:
- Definir a elegibilidades de um atleta;
- Agrupar atletas igualmente a fim de competir entre si.