Parque de Realengo faz um ano: Veja como foi a “Festa do Povo”

A festa contou com a participação da UCB, com alunos, professores e serviços ofertados

Inaugurado em 15 de junho de 2024, o Parque de Realengo Susana Naspolini celebrou seu primeiro ano com uma programação especial. As comemorações começaram um dia antes do aniversário oficial, em 14/06, com uma iniciativa promovida pelo coletivo de moradores que lutou ativamente pela criação de um espaço de lazer e convivência no entorno.

O grupo “Parque 100% Realengo Verde”, formado por residentes locais, há anos protestava e solicitava à Prefeitura do Rio a implantação da área verde, em um terreno inicialmente destinado à construção de um conjunto de prédios. A demanda foi atendida pelo prefeito Eduardo Paes, que inaugurou o local em 2024 e, na ocasião, anunciou que a outra metade do terreno já havia sido arrendada pela gestão municipal para a conclusão do projeto.

A mobilização realizada no sábado (14/06/2025) contou com a presença de lideranças comunitárias, da secretária municipal de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque, além de apresentações culturais. Entre as atrações, destaque para a performance de jongo com a coreógrafa Flávia Souza e do professor de Capoeira Ivan Karu, workshop de samba de roda com Ligeiro Isokan e shows musicais com Paulinho Bambul e Airton Freire, e dos DJs Roger Flex e Gil Luck.

A Universidade Castelo Branco, grande apoiadora do projeto, marcou participação com estandes e tendas dos cursos de Enfermagem, Biomedicina, Direito, Psicologia, Educação Física e Medicina Veterinária. Os alunos ofereceram diversos serviços gratuitos aos moradores que prestigiaram a programação.

Batizado de “A Festa do Povo”, o encontro teve ainda o discurso do conselheiro tutelar e liderança, Wagner Thomaz, e de outros membros do coletivo “Parque 100% Realengo Verde”, que conduziram um animado “Parabéns pra você”, seguido da distribuição de bolo comemorativo.

A implantação do espaço é resultado de anos de mobilização popular, com protestos em frente às antigas ruínas da fábrica de cartuchos do Exército, audiências públicas e envio de documentos às autoridades. Hoje, os moradores celebram as conquistas, desfrutam do local e aguardam a expansão prometida.

Presente há 60 anos na área, a UCB comemora mais essa vitória da comunidade da Zona Oeste, reafirmando sua responsabilidade com uma educação superior de qualidade, com as ações sociais e com o desenvolvimento comunitário, competências que norteiam a trajetória da mais antiga instituição de ensino do bairro: a Universidade Castelo Branco.

Leia também Prefeitura do Rio Inaugura Parque Susana Naspolini

Leia também

UCB e o Junho Vermelho

Curso de Enfermagem destaca a campanha de conscientização sobre doação de sangue com palestras sobre o processo de doação e possibilidades substitutivas às transfusões A Universidade Castelo Branco, hoje conhecida como “Universidade da Saúde”, realiza regularmente campanhas e eventos de

Leia mais »

Dia Internacional do Doador de Sangue

Entenda a importância de um dos atos solidários de maior valor para a humanidade No dia 14 de junho, o mundo celebra uma das ações mais nobres já vistas: o Dia Internacional do Doador de Sangue, mas você sabe como

Leia mais »

UCB participa da Feira das Profissões do Colégio Santa Mônica

A ação serviu para apresentar os diversos cursos de graduação que a Castelo oferece, aos futuros universitários A Universidade Castelo Branco (UCB) participou, na última sexta-feira (13/06), da Feira das Profissões do Colégio Santa Mônica, realizada na unidade da Taquara,

Leia mais »