Oportunidade: UCB realiza mais um Vestibular Social

A ação contempla candidatos com bolsas de estudo nos diversos cursos de graduação da instituição

A Universidade Castelo Branco tem como uma de suas principais missões a filantropia. Dessa forma, realizou, no dia 28 de janeiro (quarta-feira), mais uma edição do Vestibular Social, ação que oferece bolsas de estudo em todos os cursos da instituição e que tem permitido a realização de muitos sonhos.

O vestibular, que teve suas inscrições abertas no início de dezembro de 2025, é um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro e contou com questões de Matemática, Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais e uma redação.

Dentre os cursos de graduação UCB, foram ofertadas 54 bolsas integrais, de acordo com a distribuição a seguir:

Após a divulgação do resultado, o candidato deve apresentar seus documentos para iniciar seus estudos ainda neste semestre, no curso pelo qual optou em sua inscrição.

Marcos Vinicis e sua mãe, Josilene Esteves, são alunos do curso de Enfermagem, aprovados no Vestibular Social 2025.2, e falaram da emoção vivida com a aprovação. “Me formei como técnica de Enfermagem pelo Colégio Gissoni há 25 anos e comecei a trabalhar. Após esse tempo, volto para fazer faculdade. O Vestibular Social nos deu a possibilidade de uma vida melhor, de saber que iremos concluir a faculdade, de voltar a estudar, de nos graduar e de saber que a instituição onde fiz o meu segundo grau hoje me dá a oportunidade de ser uma universitária”, disse ela.

Para Marcos Vinicios, o sentimento é dividido com a mãe. “Para a gente, foi uma grande oportunidade, porque, como a minha mãe disse, ela ficou muitos anos querendo fazer faculdade, mas não teve essa oportunidade. A UCB abriu uma porta para mim e para ela, para fazermos o Vestibular Social, e só temos a agradecer, porque acredito que não conseguiríamos fazer a graduação, e a Castelo nos proporcionou isso.”

Josilene e Marcos Vinicius (ao fundo): Mãe e filho na “Cerimônia do Jaleco” de Enfermagem de 2025.2 – Foto: Bruno Cilento/UCB

A edição 2026.1 do Vestibular Social da UCB recebeu mais de 1000 inscritos, distribuídos em 2 prédios (bloco A e B), onde realizaram a prova. Os candidatos aprovados, mas que não alcançaram pontuação suficiente para garantir a bolsa de 100% poderão cursar a graduação com um desconto diferenciado de 60%, oportunidade especial oferecida pela Universidade Castelo Branco.

Para concorrer, o candidato deve obedecer a algumas regras:

  • realizar a inscrição até o dia 28/01/2026, às 16h30min;
  • realizar a prova e ser aprovado de acordo com as regras do edital;
  • apresentar toda a documentação necessária como integrante do vestibular;
  • comprovar renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo;
  • não ter cursado nenhuma outra faculdade / não possuir outro diploma de ensino superior.

Os aprovados passarão também por uma pesquisa socioeconômica, pré-requisito para a obtenção da bolsa de estudos, e deverão obedecer a algumas diretrizes, como não ser reprovado em nenhuma disciplina ao longo do curso e manter presença regular nas aulas.

O Vestibular Social da Universidade Castelo Branco acontece, geralmente, duas vezes por ano, uma vez por semestre, oferecendo bolsas de estudo integrais (100% de gratuidade). A iniciativa permite que os candidatos que disputam as vagas disponíveis possam realizar o sonho do curso universitário desejado. Essa é uma das premissas de uma das maiores instituições de ensino superior do país: dar oportunidade e acesso a todos a uma vida melhor, com uma formação profissional promissora, sempre por meio do esforço, da dedicação e, é claro, da educação.

Veja O resultado final clicando AQUI!

Leia também

UCB celebra Vera Gissoni

Se estivesse viva, a fundadora da Universidade Castelo Branco estaria completando, no dia 9 de janeiro, 89 anos Nascida em 1937, a professora Vera, como era conhecida, iniciou sua trajetória na educação ainda muito jovem, trabalhando em uma pequena escola

Leia mais »

Réveillon e Animais: Quando a Festa se Torna Medo e Dor

Audição sensível, risco de fugas e danos à saúde reforçam a importância de medidas de proteção para as comemorações Com a chegada das festas de fim de ano, as comemorações com músicas altas, maior movimentação e fogos de artifício fazem

Leia mais »