Espaço promove oficinas, palestras e atendimentos para melhorar o desempenho dos estudantes ao longo da jornada acadêmica
Proporcionar um ambiente acadêmico seguro e acolhedor para todos os alunos. Esse é o objetivo do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) da Universidade Castelo Branco, presente nos campi Penha e Realengo. A iniciativa tem por objetivo reduzir as dificuldades de aprendizagem dos estudantes da UCB, oferecendo orientações e contribuindo com estratégias para quem enfrenta dificuldades pedagógicas.
“São muitos os desafios na universidade: um novo ambiente, novos colegas e muitas disciplinas diferentes; é comum haver dificuldades na organização dos estudos em algum momento. O núcleo especializado tem a missão de buscar estratégias para contribuir com o bem-estar emocional, o desenvolvimento acadêmico e o fortalecimento de competências necessárias para que os alunos possam construir os seus processos de aprendizagem no espaço acadêmico”, explica a coordenadora do NAP, professora Patricia Mota.
A docente conta que para ajudar os estudantes a colocar os estudos em dia, além dos atendimentos regulares, o núcleo organiza workshops, palestras, seminários e oficinas, reunindo alunos de diferentes áreas do conhecimento — como foi com o Seminários Abertos realizado no último semestre, que tratou sobre ferramentas tecnológicas que ajudam na organização de tarefas. “Abordamos temas muito variados, como educação especial inclusiva, falamos sobre questões relacionadas ao campo da saúde mental e estruturamos atividades para que os estudantes possam acessar as tecnologias educacionais que vão contribuir com a sua aprendizagem”, ressalta.
Os atendimentos no NAP são realizados sempre às quintas-feiras, com marcação prévia, e acontecem na Coordenação de Ensino, no campus Penha, e na Clínica-Escola Castelo Branco, para alunos da unidade Realengo. Os agendamentos são realizados pelo e-mail do núcleo: nap@castelobranco.br.

Rumo à Resende: Alunos de Psicologia da UCB Participam de Evento Regional
O encontro proporcionou o compartilhamento de experiências acadêmicas e práticas entre discentes de diversos períodos Sábado, 12 de abril de 2025. O sol ainda não havia nascido e os ônibus de viagem já estavam estacionados na porta da Universidade Castelo