Na última segunda-feira (23), estudantes do primeiro período do curso de Medicina da Universidade Castelo Branco visitaram o Super Centro Carioca de Saúde, onde puderam vivenciar os conceitos da Política Nacional de Humanização vistos em sala de aula, como o acolhimento, a ambiência e a relação entre médico e paciente. A atividade faz parte da disciplina “Saúde e Comunidade I”, que, dentre seus objetivos, busca integrar os alunos aos serviços de saúde desde o início da graduação.
“Essa experiência é fundamental para que eles compreendam desde os períodos iniciais como os princípios da política de humanização se aplicam na rotina de uma grande instituição de saúde”, afirma o professor Victor Costa, responsável pela disciplina. “O Super Centro foi escolhido justamente por ser um dos maiores complexos de saúde da América Latina e por oferecer uma estrutura completamente voltada para a humanização do atendimento”, completa.
Durante a visita, os estudantes conheceram as instalações do Centro Carioca do Olho, dedicado à oftalmologia; o Centro Carioca de Diagnóstico e Tratamento por Imagem, onde são realizados exames como ressonância, mamografia, entre outros; e o Centro Carioca de Especialidades, que oferece atendimento em 19 especialidades médicas — incluindo cardiologia, dermatologia, fonoaudiologia etc. — e seis odontológicas.
Para o calouro Fabio Canuto, a experiência de saber mais sobre o dia a dia do complexo foi essencial para a sua formação como profissional de saúde. “Foi uma experiência muito enriquecedora e que vai marcar a nossa trajetória profissional, especialmente sendo um dos nossos primeiros contatos com a prática médica. Pudemos entender mais sobre a dinâmica do SUS, ver como funciona o atendimento e conhecer cada detalhe das instalações”, declara o estudante.