Da sala de aula à prática: projetos da UCB chegam à Secretaria Municipal de Esporte

Os alunos apresentaram as atividades e foram avaliados por profissionais especialistas nos assuntos propostos

O curso de Educação Física da Universidade Castelo Branco é um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro, com ex-alunos, hoje profissionais, em ascensão ou já estabelecidos profissionalmente em todo o Brasil e até internacionalmente.

São mais de 50 anos formando pessoas, descobrindo vocações e incentivando o crescimento desses que, são alunos com sonhos, tendo a UCB como passaporte para realiza-los.

Com disciplinas que fazem de fato a diferença, como “ciência e profissão”, lazer e recreação, aprendizagem motora e psicomotricidade, educação física adaptada e desporto paralímpico, atividade física e o idoso e muitas outras. Algumas, inclusive, que só são encontradas na grade curricular da Castelo, tornando o aluno diferenciado no mercado de trabalho.

Uma dessas matérias é de ‘Gestão e Elaboração de Projetos Sociais. Nela, através de diversas pesquisas e coletas de informações, os alunos desenvolvem e criam um “projeto social”, baseado no que foi coletado, de forma a oferecer para aquela população, o que for necessário para suprir ou erradicar os déficits.

Ao fim do semestre letivo, os projetos são avaliados por uma banca composta por especialistas e nessa, os componentes foram o presidente de uma ONG (Organização Não-Governamental), o coordenador técnico de uma Organização Social (O.S.) e a assistente social dessa mesma O.S..

Os projetos apresentados foram:

BOX PARA ELAS: Trata-se de um projeto de defesa pessoal para mulheres que são fragilizadas pela violência, principalmente a violência doméstica. Com a presença de um psicólogo, o trabalho pretende acompanhar as questões psicológicas, além da luta em si, elevando a autoestima e o empoderamento feminino.

60+: Trabalha com o treinamento funcional com idosos atacando a questão da sarcopenia (perda progressiva de massa muscular e força associada ao envelhecimento, aumentando os riscos de queda e outros acidentes).

Após a avaliação na universidade, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos num lugar que tem tudo a ver com a intenção da disciplina: A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, onde foram recebidos pelo subsecretário de esporte e educador físico, Marcelo Barbosa, que assistiu a apresentação dos alunos, numa forma prática e real de oferecer os projetos para a prefeitura.

Maurício Fideles, professor da disciplina falou sobre o êxito dos alunos nesses projetos: “Todos mostraram evolução, cada um em seu ritmo, no processo de criar suas propostas, e entregaram projetos de grande relevância social. Por isso, são incentivados por nós a transformar esses projetos, no futuro, em possibilidades de atuação profissional.”

“Acredito que a disciplina amplia a visão dos alunos sobre a profissão, mostrando que é possível atuar em outros campos além das academias e escolas. Além disso, ajuda a desenvolver uma postura crítica, já que eles são constantemente provocados a refletir sobre uma sociedade marcada por grandes desigualdades sociais, como a brasileira, e quando conversei com o coordenador Rômulo Caccavo, decidimos montar as bancas da disciplina com profissionais da área, como foi feito, e acompanhar os alunos nas secretarias de esporte, como ocorreu na Secretaria Municipal de Esporte do Rio de Janeiro neste semestre”, Completou.

Diante do sucesso que foram as apresentações, o Subsecretário disponibilizou o setor para que estudantes dos próximos semestres da disciplina, também tenham a experiência e a possibilidade de ofertar novas ideias para, juntos com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, proporcionar uma vida melhor para a população, através de atividades esportivas e de parcerias como essa.

Esse sempre foi, e continuará sendo, o compromisso da Universidade Castelo Branco com seus alunos e com a população brasileira: formar profissionais capazes de atender às demandas da sociedade, promovendo qualidade de vida por meio do esporte, da saúde, do Direito e, acima de tudo, da educação.

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