Nossa história

A trajetória da Universidade Castelo Branco se confunde com a recente história da Zona Oeste. Começa em 1963, quando é criada uma pequena escola primária em Realengo. O Centro Educacional Realengo – CER, entidade mantenedora da Universidade Castelo Branco – UCB, teve sua origem no Centro de Estudos Universitários Paulo Gissoni, fundado em 7/3/1971. Conforme decisão da Assembleia Geral Extraordinária, realizada no dia 23/2/1973, a Entidade passou a denominar-se Centro Educacional de Realengo, instalando-se na Av. Santa Cruz 1.631, Realengo, na cidade do Rio de Janeiro.

Os primeiros cursos superiores foram autorizados a funcionar com a criação da Faculdade de Educação, Ciências e Letras Marechal Castelo Branco, no dia 9/10/1973, e da Faculdade de Educação Física da Guanabara, em 7/11/1973.

Em 1976, as duas faculdades passaram a constituir as Faculdades Integradas Castelo Branco – FICAB, com a provação do Regimento Unificado pelo parecer CFE n.º 2903/ 71, de 1/7/1975, seguindo-se o reconhecimento em 15/12/1976 dos cursos que foram instalados inicialmente. Com a implantação das FICAB, começa o desenvolvimento das instalações em Realengo. Até o final da década de 1980, outros cursos juntam-se aos já tradicionais Letras e Educação Física, como Matemática, Pedagogia, Fisioterapia, Serviço Social, Administração e Informática. Porém a família Gissoni queria ir mais longe: oferecer o ensino como empenho universal em sua ampla gama de possibilidades e inteirar-se a respeito das novas demandas e especializações.

Por isso, em 1990, iniciou-se o processo formal de transformação das FICAB, com o acolhimento da carta-consulta pelo CFE, para a criação da Universidade Castelo Branco, em 18/2. A instalação oficial da UCB ocorreu no dia 4/1/1995, após a publicação da Portaria Ministerial n.º 1834 no Diário Oficial da União, no dia 29/12/1994. Novos blocos são erguidos e o centro esportivo sedimenta o pioneirismo e a qualidade de ensino.

Nos anos seguintes, novos campi, unidades e polos em diferentes regiões do Rio de Janeiro e do Brasil deram continuidade ao projeto da UCB de levar ensino de qualidade a diferentes pontos do território nacional. Sempre ligada à comunidade, a UCB mantém projetos sociais que, por um lado, incentivam a cidadania e, por outro, capacitam estagiários dos diversos cursos envolvidos. Um trabalho conjunto pautado pelos princípios da competência e da qualidade. São mais de quatro décadas de uma antiga paixão pela excelência. A cultura também tem espaço cativo, em manifestações artísticas do corpo discente. A UCB é uma constante oportunidade para a Zona Oeste. É uma universidade em permanente construção. É oportunidade de futuro.

Sobre a Universidade

A Universidade Castelo Branco (UCB), sempre visando uma formação de qualidade, se transforma em uma grande referência nos cursos da área da saúde, formando profissionais ainda mais capacitados.

Com cursos de graduação muito bem conceituados no MEC, estrutura moderna e um corpo docente composto por mestres e doutores, todos com vivência em suas áreas de atuação, a UCB se destaca em diversos aspectos, teóricos e práticos. O aluno vivencia experiências que envolvem também a comunidade, por meio de atividades extracurriculares, programas sociais e de extensão, que complementam sua formação acadêmica e cidadã.

A Castelo nasceu e se desenvolveu como uma instituição de ensino pioneira na região, tendo em Realengo suas raízes.

Alunos do curso de Medicina UCB no Centro de Simulação Realística
Alunos do curso de Enfermagem UCB no Centro de Simulação Realística

Carrega um legado educacional de mais de 50 anos, com seus primeiros cursos superiores autorizados a funcionar em 9 de outubro de 1973: a Faculdade de Educação, Ciências e Letras Marechal Castelo Branco e, em 7 de novembro do mesmo ano, a Faculdade de Educação Física da Guanabara.

Hoje, a Universidade Castelo Branco incorpora novas tecnologias e metodologias à sua gestão acadêmica, com foco na construção de um modelo de ensino-aprendizagem mais interativo, colaborativo e alinhado às exigências do mundo contemporâneo.

Dessa forma, a UCB forma profissionais competentes, éticos e comprometidos com a qualidade, compromisso sempre prezando pela tradição que acompanha a Castelo Branco.

Missão e Valores

Missão

A Universidade Castelo Branco tem entre seus pilares a construção e o desenvolvimento sustentável de uma sociedade mais justa e com igualdade de oportunidades para todos, apropriando-se das perspectivas crítica e reconstrutivista, da socialização e da produção do conhecimento científico. Formando profissionais para intervir em diferentes áreas de atuação acadêmico-profissional, seus princípios passam pelos pressupostos humanísticos e pós-modernos, da inclusão social e da cidadania emancipadora.

Visão

Reconhecida por sua importância para o desenvolvimento sustentável regional, em especial, da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, a UCB se empenha em ofertar uma formação acadêmica qualificada para o mundo da produção e da realização de programas/projetos de ação social que tenham como horizonte a inclusão e a formação cidadã.

Ato Legal

Universidade credenciada na modalidade presencial pela Portaria MEC nº 1.834, de 29 de dezembro de 1994, publicada no Diário Oficial da União em 30 de dezembro de 1994, Seção 1, página 21, recredenciada na modalidade a distância pela Portaria MEC nº 275, de 14 de abril de 2022, publicada no Diário Oficial da União nº 73, de 18 de abril de 2022, Seção 1, página 151.

Trabalhe conosco

Envie o seu currículo e seus dados ficarão em nossos banco de dados para futuras oportunidades!