Especialista em gerontologia, Hélio Furtado destacou os benefícios da atividade física para a população idosa e reforçou a importância de políticas públicas integradas com instituições de ensino
A Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados deu início, na última quarta-feira (27/11), ao 2° Fórum Legislativo do Esporte, que contou com a presença de diferentes especialistas da área da Saúde, entre eles o professor de Educação Física e de Medicina da Universidade Castelo Branco, Hélio Furtado, representando a instituição em Brasília. O encontro teve por foco discutir a integração entre esporte e educação, passando pelos ganhos à saúde proporcionados pelos exercícios e a governança nas organizações esportivas.
Durante a reunião, o educador aproveitou a mesa-redonda para falar sobre os benefícios dos exercícios para esse grupo, com foco na elaboração de políticas públicas voltadas para o envelhecimento saudável. “Vivemos a ‘Década do Envelhecimento Saudável’, conforme proclamado pela ONU em 2020, o que reforça a urgência de ações que promovam a inclusão, o respeito aos direitos, e a participação ativa dos idosos nas decisões que impactam a sociedade”, apontou o especialista em gerontologia.
Hélio Furtado também destacou a relevância de uma integração mais sólida entre a academia e gestores de diferentes níveis de governo para a elaboração de políticas públicas que fomentem o esporte e a saúde à população brasileira. “Tal sinergia é fundamental para garantir que o envelhecimento no Brasil seja cada vez mais saudável e ativo, contribuindo significativamente para o bem-estar da população e trazendo benefícios para toda a sociedade”, afirmou.
Na universidade, o professor é idealizador do projeto UCB 60+, no qual seus alunos promovem atividades físicas gratuitas para idosos. A ação conta com protocolos de avaliação para monitorar periodicamente os indicadores de capacidade funcional, qualidade de vida e sintomas depressores entre os participantes. O objetivo é estimular a conscientização da importância de se cultivar hábitos saudáveis para garantir mais autonomia e disposição na terceira idade.