Iniciativa discute desde o papel do biomédico na reprodução humana assistida ao tratamento estético com o uso de toxina botulínica full face
Proporcionar a estudantes de Biomedicina a oportunidade de conhecer inovações e avanços na área. Esse é um dos objetivos da XVI Jornada de Biomedicina da Universidade Castelo Branco, que teve início na segunda-feira (26/11) e segue até sexta-feira (29/11) com palestras, workshops e minicursos ministrados por profissionais de diferentes especialidades. O evento discute temas como estética, citopatologia e embriologia, com foco nas possibilidades de atuação do biomédico no mercado e nas novas fronteiras da profissão.
Nesta quinta-feira (28/11), a partir das 17h, os participantes poderão assistir a um minicurso que aborda os critérios e as boas práticas para uma leitura de lâmina de hemograma; palestras sobre circulação extracorpórea, intercorrências na estética e outros temas. Já na sexta, além das lições, a iniciativa contará com uma cerimônia do jaleco, rito que marca o início da vida acadêmica dos calouros. Nos dias anteriores, foram debatidos assuntos como a aplicação da toxina botulínica full face, papel do biomédico na reprodução humana assistida e antidoping.
Coordenador do curso, o professor Lucas Tiné ressalta por muitas vezes a diversidade da Biomedicina, que conta com diferentes áreas de trabalho. “É um campo que, apesar de teórico, exerce um impacto direto em muitos setores, como saúde, serviços públicos, pesquisa e a estética, que é ampla, diversa e se relaciona com a saúde mental e social”, pontuou durante o UCB de Portas Abertas, evento no qual a Biomedicina promoveu iniciativas de consulta estética à tipagem sanguínea.
Confira a programação:
Quinta-feira (28/11)
17h às 18h15 – Minicurso: Hemograma na prática: critérios e boas práticas para uma boa leitura de lâmina – Thamiris Oliveira
17h30 às 18h10 – Circulação extracorpórea
18h às 19:00 – Intercorrências na estética
19h às 20h15 – Anatomia topográfica aplicada à estética
20h às 21h – A importância da citologia oncótica no diagnóstico precoce do câncer cervical causado pelo papilomavírus humano (HPV)
21h às 22h – Laboratório de FIV
Sexta-feira (29/11)
18h às 19h – Rinomodelação
19h às 20h15 – Como montar seu Currículo
20h30 às 22h – Cerimônia Do Jaleco e Encerramento