Universidade Castelo Branco promove Vestibular Social

A instituição ofereceu bolsas de 100% para todos os cursos, inclusive medicina.

A Universidade Castelo Branco promoveu neste sábado (27), o tradicional Vestibular Social, oferecendo aos candidatos, 50 bolsas de estudos de 100% para todos os cursos de graduação da instituição, incluindo o de Medicina, iniciado em 2023.

A reitoria da universidade juntamente com o setor de filantropia organizou uma grande operação para receber os mais de 460 inscritos, que foram acompanhados pelos funcionários da UCB, numa prova com duração de 2 horas e que contou com questões de matemática, língua portuguesa, conhecimentos gerais e uma redação.

O vestibular social da UCB oferece bolsas de estudos de 100%. Foto: Divulgação/UCB

Para o professor Amilton Carlos Nascimento, coordenador de filantropia da Universidade Castelo Branco, é uma grande oportunidade para a população da Zona Oeste da Cidade, participar desse processo seletivo e conquistar o ensino superior. Ele diz: “O Vestibular Social da Universidade Castelo Branco sempre foi tradicional. Por ser uma instituição filantrópica, esse vestibular vem atender o que determina a lei, impactando a comunidade e a todos em seu entorno, por conta dessa tradição. Então, é um momento muito especial e que causa essa relevância social.”

Já para o casal Delson e Darla, essa edição do vestibular social da UCB vem com um incentivo a mais. Delson é formado em direito pela instituição, entrou na universidade através do processo seletivo de 2018 e trouxe a esposa para fazer a prova: “Foi uma oportunidade que muitos não tem. Sabemos que um curso superior é caro e a Castelo ter aberto as portas pra mim, através do vestibular social foi muito gratificante”, disse.

Darla que fez a prova nesse sábado diz ser uma realização: “Pra mim representa um sonho. Por não ter como custear uma faculdade hoje, é a oportunidade que a Castelo está oferecendo, de podermos ingressar no ensino superior através do vestibular social para, assim como meu marido, cursar direito”, completa.

As provas contaram com questões de Matemática, Lingua Portuguesa, Conhecimentos Gerais e Redação. Foto: Divulgação UCB

Para ser aprovado no vestibular social da UCB, o candidato deverá obter nota final igual ou maior que 3,14 (três virgula quatorze), mas só será contemplado com a bolsa de 100%, o que além disso, obtiver 18 pontos na redação.

Lembrando que o candidato passará por um estudo socioeconômico, onde deverá comprovar a necessidade do desconto e para a concessão da bolsa de estudos, o inscrito deverá cumprir as seguintes etapas:

– Preencher corretamente todos os itens do formulário socioeconômico;

– Possuir renda familiar bruta mensal per capta que não exceda o valor de 1,5 (um e meio) salário mínimo para a bolsa integral (100%);

– Apresentar todos os documentos comprobatórios exigidos no edital do vestibular social, dentro do período estipulado;

– A bolsa de 100% (cem por cento) será concedida ao candidato que atingir 18 (dezoito) pontos na redação, numa escala de 01 a 20 pontos, além da pontuação igual ou maior que 3,14 (três virgula 1) no restante da prova;

O vestibular social da UCB acontece anualmente e visa oportunizar à população da cidade, em especial aos moradores da zona oeste, berço da instituição, o acesso ao ensino superior, mantendo vivo com essa ação, o desejo da saudosa professora Vera Gissoni, de proporcionar para todos, uma educação inclusiva e de qualidade, méritos que fazem parte da história da Universidade Castelo Branco.

Tags