Universidade Castelo Branco e Hemorio promovem campanha de doação de sangue em Realengo

Parceria busca reforçar os estoques dos bancos de sangue antes do Carnaval, período de alta demanda de doações

Na esteira das comemorações do Carnaval, a Universidade Castelo Branco mais uma vez fechou uma parceria com o Hemorio e vai sediar uma campanha de doação de sangue para aumentar os estoques do estado. A ação acontece na terça-feira (11), das 11h às 15h, no bloco C1 do campus Realengo, e contará com um ponto de coleta para atender ao público.

De acordo com o diretor-geral do Hemorio e professor da Universidade Castelo Branco, Dr. Luiz Amorim, a mobilização chega em um momento crucial, em que as doações caem e as demandas por sangue têm um grande aumento. “Muitas pessoas estão de férias, viajando, participando dos blocos e dos desfiles, e, naturalmente, o número de doadores diminui. Ao mesmo tempo, é uma época crítica, com o aumento de acidentes e casos de violência, o que gera uma maior demanda por transfusões”, explica.

“Por isso, essa campanha com a UCB será fundamental para manter um estoque de sangue que nos permita atravessar o Carnaval com segurança. Temos certeza de que essa campanha será um sucesso e mobilizará não apenas a comunidade acadêmica, mas também a população da região, sempre disposta a doar sangue e a salvar vidas”, completa o gestor do hemocentro.

Para o reitor da UCB, professor Aníbal Gil Lopes, a campanha reforça o compromisso da universidade com a responsabilidade e a cidadania. “A Universidade Castelo Branco está atenta ao seu papel de responsabilidade social e fomento à cidadania. Com a campanha, reforçamos a importância da doação e esperamos mobilizar muitas pessoas em prol daqueles que precisam de componentes sanguíneos”, sublinha.

A doação de sangue é fundamental para atender a situações críticas, como acidentes de trânsito, cirurgias complexas e tratamentos de pacientes com câncer e doenças hematológicas. Cada bolsa coletada pode salvar ate quatro vidas.

Requisitos básicos para doação de sangue

Antes da coleta do sangue, a pessoa doadora passa por uma triagem com questionário e entrevista para descobrir se está apta a fazer a doação. Todo o material utilizado é esterilizado, descartável e de uso individual, sendo totalmente seguro. Para doar, é preciso apresentar um documento de identidade original com foto, estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 kg e possuir entre 16 e 69 anos de idade. Jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e/ou responsáveis legais e mediante a apresentação de um documento de identidade original da pessoa responsável.

Vale dizer que doador não pode estar em jejum. Também é preciso evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação, além da ingestão de bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores. Pessoas que tenham se tatuado ou colocado piercing poderão doar sangue apenas seis meses após o procedimento. Já gestantes e lactantes não podem doar.

Leia também

Você sabe o que é e para que serve a Ginástica Laboral?

Iniciativa do curso de Fisioterapia da UCB promove bem-estar no expediente e previne lesões causadas por esforços repetitivos A ginástica laboral é um conjunto de exercícios físicos de curta duração, realizados no ambiente de trabalho, com o objetivo de melhorar

Leia mais »

Curso de Nutrição da UCB Oferece Atendimento Gratuito

Por enquanto, as avaliações nutricionais só contemplam funcionários da universidade, mas há planos de estenderem o serviço Os funcionários da Castelo agora contam com um reforço importante para a saúde e qualidade de vida. O curso de Nutrição da UCB

Leia mais »