A solenidade reuniu um grande público, em uma noite de homenagens e reflexões sobre a advocacia e o mercado de trabalho
O mês de agosto foi marcado por muitas atividades na Universidade Castelo Branco.
Foi o retorno das férias de meio de ano, início de mais um período letivo e, com isso, aconteceram as tradicionais Aulas Magnas, palestras e atividades solenes que marcam um novo ciclo acadêmico, geralmente ministradas por personalidades, como professores ou ex-alunos, com o objetivo de inspirar e motivar a comunidade para o semestre que se inicia.
Cada curso desenvolveu ações de forma própria, acolhendo tanto os calouros quanto os veteranos. Houve rodas de conversa, dinâmicas, bate-papos e exibição de vídeos em diversos espaços da UCB, embora a maioria dessas ações tenha se concentrado no teatro da instituição.
Um dos momentos de maior destaque ocorreu no encerramento do mês, sob a responsabilidade do curso de Direito. Assim como as graduações da área da saúde realizam a tradicional Cerimônia do Jaleco e a Psicologia promove seu evento específico, os futuros advogados organizaram, na quinta-feira (28/08), sua Aula Magna, marcada pela I Cerimônia de Direito da Universidade Castelo Branco.


Com a presença de alunos de todos os períodos, familiares, amigos, professores e personalidades convidadas, a solenidade contou com depoimentos sobre a profissão, o mercado de trabalho e as experiências dos palestrantes em suas áreas de atuação.
Na reta final do evento, uma homenagem especial foi prestada à coordenadora do curso, professora Terezinha Guimarães, que retribuiu com palavras emocionadas pelo reconhecimento ao seu trabalho à frente da coordenação.
“Estou muito feliz com a homenagem, mas não fiz nada disso sozinha. Tudo foi construído com uma equipe que trabalhou e trabalha junta, colocando tijolinho por tijolinho, numa construção muito grande. Só tenho a agradecer”, disse a coordenadora em seu discurso.

Entre os convidados estavam Victor Matos, responsável pela Nave do Conhecimento do Parque de Realengo, Vagner Thomaz, conselheiro tutelar da região, Fabiana Azevedo, vice-presidente da OAB/Bangu, Jeferson Spezani, tabelião substituto do Cartório de Bangu e Alexandre Netto Cardoso, delegado titular da 34ª Delegacia de Polícia Civil (Bangu) e professor do curso de Direito da UCB.
Eloáh Alvarenga, professora do curso, falou com entusiasmo sobre a cerimônia e o início de mais um semestre letivo: “Estamos sempre em busca da melhor forma de conduzir o curso. Queremos que nossos alunos saiam daqui cada vez mais preparados para esse mercado de trabalho tão exigente e que, lá fora, exerçam uma advocacia respeitosa, consciente, um trabalho técnico de excelência, mas acima de tudo, humanizado”.
Com 30 anos de história, o curso de Direito da UCB alia tradição e qualidade, refletidas na competência de seu corpo docente. Esse é o compromisso que a Universidade Castelo Branco renova a cada início de período letivo, se consolidando, há mais de 60 anos, como uma instituição de ensino superior mais respeitadas, na Zona Oeste, e referência em todo o Estado do Rio de Janeiro.


